fbpx
Alimentação Bem-estar Grãos Saúde

4 benefícios da chia. Um superalimento.

Chia e seus benefícios
A Chia tem 4 incríveis benefícios par ao corpo e o cérebro.

O que é a chia?

Chia e seus benefícios
A Chia tem 4 incríveis benefícios para o corpo e o cérebro.

A semente de chia (Salvia hispanica L.) é originária do México e era utilizada pelos maias e astecas para aumentar a resistência física. Ela é fonte natural de ácidos graxos α-linolênico (ômega-3) e linolêico (ômega-6), fibras, proteínas, vitamina A, fósforo, magnésio, potássio, cálcio, além de componentes utilizados como antioxidante no nosso organismo. A semente é considerada um alimento funcional, isto é, um alimento que possui diversos benefícios para a saúde como veremos a seguir.

Quais os benefícios e propriedades da chia?

  1. Evita o surgimento de doenças cardiovasculares – Por conter teor de ácidos graxos poliinsaturados (ou gorduras boas, ômega-3 e ômega-6) que auxiliam no processo antiinflamatório, ajuda na prevenção da ocorrência de doenças cardiovasculares e manutenção da integridade das nossas células.
  2. O consumo de chia pode auxiliar muito nas funções cognitivas como a fala e principalmente a memória pois a gordura boa melhora a função dos neurotransmissores, o que pode ajudar a evitar doenças como Parkinson e Alzheimer.
  3. Boa fonte de proteína vegetal – Fonte de aminoácidos essenciais para a nutrição humana, seu percentual de proteínas é semelhante ao da lentilha, ervilha e do grão de bico que são algumas das leguminosas com maiores concentração do nutriente.
  4. Presença de fibras solúveis – Pela alta concentração de fibras solúveis, a chia é um alimento que pode aumentar a sua saciedade e diminuir o consumo de energia. Quando a chia entra em contato com água, forma-se uma espécie de película gelatinosa transparente conhecida como mucilagem. Essa película produz uma barreira física no organismo que divide as enzimas digestivas dos carboidratos, fazendo que a conversão de carboidrato em açúcar seja mais lenta. Logo,  a digestão torna-se mais lenta e se mantêm os níveis de açúcar no sangue, controlando o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes e obesidade

Como consumir a Chia?

Por possuir a capacidade de ser um alimento com mucilagem e, ao mesmo tempo, nutritivo, podemos usar a chia em muitos alimentos como pães, bolos, bolachas, barras de cereais, entre outros. Você pode consumi-la em casa polvilhada por cima de iogurtes, saladas, frutas, sucos verdes, omeletes, pode usar também para engrossar molhos caseiros no lugar do amido de milho ou até fazendo uma receita caseira de biscoito de chia salgado. Nós recomendamos, por exemplo, colocar algumas pitadas de chia por cima de uma gelatina para deixar uma camada crocante e saudável.

Informações nutricionais da chia

Informações Nutricionais
Quantidade  por porção: 15g
    % VD (*)
Calorias (Kcal) 80 Kcal 4 %
Carboidratos (g) 6,6 g 2,2 %
Proteínas (g) 3 g 4 %
Gorduras Totais (g) 4,8 g 8,7 %
Gorduras Saturadas (g) 0 g 0 %
Gorduras Trans (g) 0 g N/A
Fibra Alimentar (g) 2,4 g 9,6 %
Sódio (mg) 0 mg 0 %
*% Valores Diários com base em uma dieta de 2.00 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Como comprar chia pela internet?

Você pode comprar chia barato pela internet no nosso site clicando aqui. ou pessoalmente em nossas lojas:

BENDITO GRÃO – ZONA CEREALISTA I

Rua Santa Rosa 141, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

BENDITO GRÃO – MOEMA

Avenida Ibijáu 204, Moema – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

BENDITO GRÃO – BRASÍLIA

Comércio Condomínio solar de Brasília II bloco C LT. 01, loja 01 – Jardim Botânico, Brasília – DF, 71680-349

Telefone 61 3551-7772

 

BENDITO GRÃO – ATACADO  (TRADICIONAL MONACO IMPORT)

Rua Professor Eurípedes Simões de Paula, 174, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

Vendemos em atacado e em varejo!

 

Quer mais receitas? clique Aqui

Viva leve 💚

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

Adicionar comentário

Comentar