fbpx
Alimentação

Arroz integral ajuda a emagrecer?

Será que arroz integral ajuda a emagrecer?

Um dos problemas de tentar emagrecer por conta própria vem do fato de não ter nenhuma orientação e avaliação profissional para que o processo seja realizado de forma saudável e sustentável.

Sem o devido conhecimento, questionamentos como: De que forma devo começar? O que fazer? Quais são os melhores alimentos para introduzir numa possível dieta?, são algumas das dúvidas que surgem e levam, geralmente, as pessoas a pesquisarem alternativas na internet.

O arroz, seja o integral ou o branco, como são um dos alimentos mais presentes na casa dos brasileiros, é o primeiro da lista que deixa muitos com a pulga atrás da orelha. E agora? Arroz engorda ou emagrece? E se eu alterar o arroz branco pelo integral, será que fica mais fácil para emagrecer?!

Como parte de um processo que demanda controle e constância, o emagrecimento não é fácil, e apenas substituir alimentos não significa que os resultados serão certos.

Para ajudar você a entender mais sobre o processo e também tirar sua dúvida se o arroz integral emagrece, trouxemos abaixo algumas considerações. Confira!

O que é importante entendermos sobre o emagrecimento

O que você precisa saber sobre emagrecimento

A alimentação da maioria dos brasileiros está em volta de alimentos naturais e industrializados, e lógico que cada um deles possuem um peso diferente para quem busca por uma vida mais saudável, mas simplesmente trocar um alimento por outro, não faz com que você perca peso. Tudo varia de acordo com a quantidade e qualidade dos alimentos que você consome.

De uma forma bem simples para que seja mais fácil de entender, o nosso corpo gasta uma quantidade de calorias diariamente para nos manter vivos, independente de você ser ou não uma pessoa sedentária.

  • Por exemplo: enquanto dormimos o nosso corpo está ativo, ele trabalha para manter o funcionamento dos nossos órgãos, manter a temperatura ideal do nosso corpo e diversas outras funções.

Ou seja, o nosso corpo não gasta energia somente enquanto nos exercitamos, ele está o tempo todo consumindo energia para manter a nossa respiração, o funcionamento dos órgãos, das nossas células, enfim, para nos manter vivos.

Toda a energia que o corpo precisa, ele utiliza a partir do que consumimos, são os alimentos que ingerimos que se transformam em energia e nutrientes para nos manter vivos.

Entendido isso, podemos refletir sobre o aspecto de emagrecimento. Vamos lá?

Toda essa energia que o nosso corpo consome necessita de uma quantidade adequada de alimentos, ou seja, se comermos menos do que o nosso corpo gasta em energia (mesmo parado, sem exercícios), ele acaba buscando essa energia através de outros meios, como a gordura estocada no seu corpo (aquelas gordurinhas que você deseja se livrar), o que resulta no emagrecimento.

Se consumirmos mais do que a energia que o nosso corpo precisa para se manter vivo, o nosso corpo passa a estocar, o que gera o ganho de peso.

Esses termos são conhecidos especificamente como:

  • Déficit calórico: Quando comemos menos calorias do que o nosso corpo precisa ao longo do dia.
  • Superávit calórico: Quando comemos mais calorias do que o nosso corpo precisa ao longo do dia.

Além desses conceitos, existe também o Balanço Calórico Nulo, que é quando comemos as mesmas calorias que o nosso corpo precisa ao longo do dia, e dessa forma mantemos o peso atual.

Tudo isso é bem mais complexo do que parece, mas no geral é assim, se comermos mais do que o corpo precisa, engordamos e se consumirmos menos, emagrecemos. Mas é preciso ter o acompanhamento de um médico especialista para que esse processo seja feito de forma correta e saudável, não recomendamos fazer tais escolhas por si só.

Depois de toda essa explicação, acreditamos que você tenha entendido porque a fizemos. Um alimento por si só não emagrece nem engorda ninguém, o que ajuda nesse processo são as quantidades do que você consome.

Os produtos naturais ao invés dos industrializados também ajudam porque trazem benefícios para a saúde que os industrializados não trazem, e de alguma forma auxiliam no processo, permitindo um emagrecimento saudável, mas também devem ser considerados os tamanhos das porções.

Será que devo então substituir o arroz branco pelo integral?

Qual é melhor? Arroz branco ou integral?

Essa resposta quem irá te fornecer de forma certeira e individual para as suas necessidades, é um nutricionista, pois nem tudo que funciona para um, funciona para o outro. Mas podemos analisar alguns pontos para te ajudar a refletir sobre o assunto.

Diferente do arroz branco, o arroz integral tem diversos benefícios para o organismo, pois ele não passou por tantos processos quando o branco, além de conter mais vitaminas e minerais.

Para uma melhor exemplificação, trouxemos abaixo algumas tabelas presentes no estudo Arroz: Composição e características nutricionais (a fonte para consulta está no fim do artigo). Neste estudo, os pesquisadores compararam as características entre o arroz branco e o arroz integral, veja:

Comparação entre a composição nutricional do arroz branco e integral

*Tabela presente no estudo Arroz: composição e características nutricionais

Composição entre o arroz branco e integral

Comparação entre os minerais presentes no arroz branco e integral

*Tabela presente no estudo Arroz: composição e características nutricionais

Comparação entre os minerais presentes no arroz branco e integral

Comparação entre as vitaminas presentes no arroz branco e integral

*Tabela presente no estudo Arroz: composição e características nutricionais

Comparação entre as vitaminas presentes no arroz branco e integral

Em outro artigo nós já tínhamos mencionado os benefícios do arroz branco, integral e preto, convidamos você a conferir clicando aqui.

Dessa forma, podemos compreender que levando em consideração os diferenciais de cada uma das opções, alterar o arroz branco pelo integral pode trazer muito mais benefícios para a sua saúde, mas o emagrecimento só virá se estiver atrelado a uma alimentação mais saudável no contexto geral e na quantidade correta para o déficit calórico, como mencionamos mais acima.

Lembrando que para saber qual é a quantidade correta para que você entre em déficit calórico não basta somente começar a comer pouco ou quase nada, o nosso corpo é complexo e para que o seu emagrecimento seja saudável, recomendamos que consulte um nutricionista que indicará a melhor alternativa e as quantidades corretas para que você alcance os seus objetivos.

 

Onde comprar Arroz integral e outros ingredientes?

Você pode comprar pela internet no nosso site clicando aqui ou em uma de nossas lojas físicas Bendito Grão:

BENDITO GRÃO – ZONA CEREALISTA

Rua Santa Rosa 141-149, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

MOEMA

Avenida Ibijáu 204, Moema – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

BRASÍLIA

Comércio Condomínio solar de Brasília II bloco C LT. 01, loja 01 – Jardim Botânico, Brasília – DF, 71680-349

Telefone 61 3551-7772

 

ATACADO  (TRADICIONAL MONACO IMPORT)

Rua Professor Eurípedes Simões de Paula 174, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

Vendemos em atacado e em varejo!

Quer mais receitas? clique Aqui

Viva leve 💚

 

Fonte

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

Adicionar comentário

Comentar