fbpx
Alimentação

Benefícios da aveia

A aveia (Avena sativa) é um cereal que pode ser encontrado na forma de flocos laminados, grossos e finos, em farelo e em farinha. Conhecida principalmente pelo seu alto teor de fibras comparada a outros cereais, principalmente por uma fibra específica conhecida como beta-glucana, que seu principal efeito é diminuir o colesterol ruim no corpo. Ela é fonte de ferro e zinco e rica em manganês, fósforo, vitamina B1, magnésio e cobre. 

Benefícios da aveia:

  • Previne câncer colorretal: Nesse estudo foi comprovado que o alto consumo de fibras, principalmente a aveia, está relacionado a prevenção desse câncer, localizado no final do intestino grosso.
  • Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e hipertensão arterial: Segundo esse estudo da Oxford, o consumo diário de 3 porções de alimentos integrais (como a aveia) pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, principalmente pelo meio da redução da pressão arterial. Além disso, a diminuição do colesterol ruim, que também auxilia na prevenção de doenças do coração como a doença arterial coronária. 
  • Ajuda no tratamento da diabetes tipo 2: Em um estudo, foi comprovado que a adição de aveia na dieta (beta-glucana) fez com que a produção de glicose fosse diminuída, resultando em secreção de insulina mais duradoura. 
  • Trata constipação e aumenta a vitamina B12: A ingestão de aveia pode ajudar nesses dois casos, como mostra esse estudo, mas não se esqueça de ingerir bastante água também.
  • Gera saciedade, ajuda no emagrecimento e combate à obesidade: A aveia possui o efeito de gerar saciedade por ser rica em fibras e ainda pode diminuir a saciedade. Além disso, a aveia consegue promover a liberação de um hormônio da saciedade (peptídeo YY), podendo levar a diminuição de ingestão calórica e diminuir o risco de obesidade.
  • Prevenção de asma: Na fase de introdução alimentar, foi adicionado aveia na alimentação de algumas crianças, segundo esse estudo, e demonstrou eficácia no não desenvolvimento de asma. 

E o glúten?

A aveia é um cereal isento de glúten, porém, no Brasil é cultivada e processada nos mesmos locais que o trigo, centeio e a cevada, gerando contaminação cruzada e devendo ser evitada por pessoas que possuem problemas com o glúten (doença celíaca). Escolha outros cereais como amaranto e quinoa, por exemplo. Veja opções de farinhas sem glúten nesse nosso post.

Como consumir a aveia?

Por estar disponível no mercado em diversas formas e possuir um preço acessível, a aveia pode ser adicionada na dieta de diversas formas: como farinha na produção de bolos, pães e afins, você pode adicionar uma colher de aveia em sucos e saladas de frutas para melhorar o aporte nutricional, fazer mingaus, e ainda pode fazer uma receita caseira de granola usando aveia e outros ingredientes saudáveis como ensinamos nesse post.

Informação nutricional da aveia
Quantidade por porção: 15g
  % VD(*)
Calorias (Kcal) 54 Kcal 2,5 %
Carboidratos 8,5 g 3 %
Proteínas 2,25 g 3 %
Gorduras Totais 1,2 g 2 %
Gordura Saturada 0,3 g 1,5 %
Gordura Trans 0 g N/A
Fibra alimentar 0,6 g 6,5 %
Sódio 0 mg 0 %
*Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 Kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo de suas necessidades energéticas.

Onde comprar e encontrar aveia? 

Você pode comprar pela internet no nosso site clicando aqui ou em uma de nossas lojas físicas Bendito Grão:

BENDITO GRÃO – ZONA CEREALISTA I

Rua Santa Rosa 141-149, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

BENDITO GRÃO – MOEMA

Avenida Ibijáu 204 , Moema – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

BENDITO GRÃO – BRASÍLIA

Comércio Condomínio solar de Brasília II bloco C LT. 01, loja 01 – Jardim Botânico, Brasília – DF, 71680-349

Telefone 61 3551-7772

 

BENDITO GRÃO – ATACADO  (TRADICIONAL MONACO IMPORT)

Rua Professor Eurípedes Simões de Paula, 174, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

Vendemos em atacado e em varejo!

Quer mais informações e receitas? clique Aqui

Viva leve 💚

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

Adicionar comentário

Comentar