fbpx
Alimentação Bem-estar Grãos Saúde

Benefícios da quinoa

A quinoa (Chenopodium quinoa Willd) é um pseudo-cereal (sementes com amido que não pertencem a classe dos cereais e não contém glúten) originária das regiões andinas, adaptável a diferentes tipos de solos e condições climáticas. Se tornou um alimento tão importante que a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) nomeou-a o grão do ano, em 2013. É rica em proteína (cerca de 15% de sua composição), fibra, ácidos graxos poliinsaturados e monoinsaturados, vitaminas E, vitamina C e vitaminas do complexo B(B1,B2,B3,B6), além de possuir mais minerais do que outros cereais, como cálcio, ferro, potássio, magnésio, cobre e manganês.  

Benefícios da quinoa

  • Rica em proteínas – A proteína é formada por aminoácidos, os aminoácidos essenciais são chamados dessa forma porque o nosso corpo não consegue fabricá-los então temos de adquirir através da alimentação. Eles desempenham muitos papéis importantes como melhorar o sono, o humor, desempenho físico e diminuição da perda muscular. 
  • Baixo índice glicêmico –  O índice glicêmico é medido de acordo com a velocidade que os alimentos elevam os níveis de açúcar no sangue. Alimentos com alto índice glicêmico podem ser um estímulo da fome contribuindo com a diabetes e compulsão alimentar. A quinoa possui 53 de índice glicêmico, considerado baixo (a batata por exemplo tem 121), sendo um alimento bom para diabéticos, pré-diabéticos e pessoas que querem emagrecer. 
  • Dos cereais, é a mais rica em cálcio – Além do seu famoso papel importante no suporte estrutural do esqueleto e saúde dos ossos, o cálcio é um mineral muito importante na contração muscular, mitose, coagulação sanguínea, transmissão do impulso nervoso ou sináptico. Esse estudo mostra também que o cálcio tem participação na redução e manutenção da gordura e peso corporal principalmente quando é proveniente da alimentação.

Como consumir a quinoa?

A quinoa possui um fator antinutricional (fator que atrapalha o aproveitamento dos alimentos e reduz o seu valor nutricional) chamado saponina, que é um composto que serve de pesticida natural das plantas e pode ser tóxico causando alergias e irritando o intestino, por isso, o recomendado é deixar a quinoa de molho antes do cozimento por algumas horas antes de seu cozimento para reduzir o teor desse composto.

Você pode usar a quinoa como substituto do arroz em pratos do dia a dia, como nessa receita de quinoa à grega, ele também é um ótimo substituto da farinha de trigo para alérgicos, intolerantes ao glúten e celíacos, use no lugar do trigo para o tabule e até mesmo polvilhando saladas e legumes ou em sucos e vitaminas para aumentar o seu valor nutricional.

Tabela nutricional

Informação nutricional
Quantidade por porção: 50 g
    % VD(*)
Calorias (Kcal) 184 Kcal 9,2%
Carboidratos 36,7 g 12,2 %
Proteínas 6,7 g 8,9 %
Gorduras Totais 2,7 g 4,8 %
Gordura Saturada 0 g 0 %
Gordura Trans 0 g N/A
Fibra alimentar 3 g 12 %
Sódio 10,6 mg 0,4 %
*Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 Kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo de suas necessidades energéticas.

Onde comprar e encontrar quinoa online? 

Você pode comprar pela internet no nosso site clicando aqui ou em uma de nossas lojas físicas Bendito Grão:

BENDITO GRÃO – ZONA CEREALISTA I

Rua Santa Rosa 141-149, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

BENDITO GRÃO – MOEMA

Avenida Ibijáu 204,  Moema – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

BENDITO GRÃO – BRASÍLIA

Comércio Condomínio solar de Brasília II bloco C LT. 01, loja 01 – Jardim Botânico, Brasília – DF, 71680-349

Telefone 61 3551-7772

 

BENDITO GRÃO – ATACADO  (TRADICIONAL MONACO IMPORT)

Rua Professor Eurípedes Simões de Paula 174, Brás – São Paulo – SP

Tel +55 11 3313-4373

 

Vendemos em atacado e em varejo!

 

Quer mais receitas? clique Aqui

Viva leve 💚

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

3 Comentários

Comentar