fbpx
Alimentação Oleaginosas Saúde Sem categoria

Benefícios do gergelim

O gergelim (Sesamum indicum) é uma das oleaginosas mais consumidas no mundo pela sua versatilidade e fácil plantio. Dente as sementes e nozes do mesmo grupo, o gergelim é considerado o alimento mais rico nutricionalmente em quase todos os nutrientes apresentados: proteínas, ácidos graxos, minerais, vitaminas e é pobre em carboidrato.

Benefícios do gergelim

  • Rico nutricionalmente: o gergelim possui muitos aspectos positivos quando se fala de sua composição nutricional, como vimos em outros posts anteriores de macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios) e micronutrientes (vitaminas e minerais): melhora a saúde de ossos, sangue, coração, etc.
  • Melhora a função reprodutiva: Esse estudo mostra que o gergelim é capaz de aumentar os níveis de testosterona, contribuindo com a melhora na função reprodutiva. 
  • Ajuda a controlar a glicemia e o peso: O gergelim consegue controlar os níveis de glicose sanguínea pelo seu alto teor de fibras e pelo seu óleo, como sugere esse estudo.
  • Importante antioxidante: Além do combate aos radicais livres (que colabora com o antienvelhecimento), esse estudo mostra que a alimentação com gergelim melhora os perfis lipídicos (colesterol) e a função hepática.
  •  Evita infarto: O gergelim pode ajudar na prevenção de aterosclerose (placas de colesterol interrompendo a passagem sanguínea gerando o infarto) por meio de sua ação antiinflamatória. 

Como consumir o gergelim

O gergelim é uma semente pequena podendo ser adicionado em preparações doces ou salgadas como: smoothies, sucos, saladas de frutas, saladas de verduras, arroz, pães, bolos, bolachas. O gergelim também é encontrado em forma de pasta, denominada tahine, e polvilhado em hambúrgueres. Você pode preparar a sua farinha e óleo de gergelim caseiros para melhorar o aporte nutricional de suas receitas, mostraremos o passo a passo:

Farinha de gergelim

Em um processador de alimentos, triture o gergelim até formar a farinha. Você pode usar o gergelim na forma branco com casca, branco sem casca e preto

Óleo de gergelim

Pré aqueça o forno a 180 graus. Espalhe as sementes de gergelim cru em uma forma (sem untar) e coloque no forno. Depois de cinco minutos, retire a forma e mexa as sementes com uma colher. Volte com a forma no forno e deixe assar por mais 10 ou 20 minutos, sempre observando. Quando o gergelim estiver com a cor marrom claro e aroma de noz, retire do forno e deixe esfriar. Coloque ¼ xícara de gergelim torrado e 1 xícara de óleo vegetal (girassol, por exemplo) em uma panela no fogão. Aqueça por dois minutos em fogo médio. Depois de esfriar, coloque a mistura em um liquidificador até as sementes de gergelim serem trituradas. Deixe esse óleo descansar por cerca de duas horas e para finalizar coe as sementes com um pano ou toalha.

Informação nutricional do gergelim
Quantidade por porção: 15g
  % VD(*)
Calorias (Kcal) 87,6 Kcal 4,3 %
Carboidratos 3,2 g 1 %
Proteínas 3,2 g 1 %
Gorduras Totais 7,5 g 3,8 %
Gordura Saturada 0 g 0 %
Gordura Trans 0 g N/A
Fibra alimentar 1,8 g 7,1 %
Sódio 0,45 mg 0 %
*Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 Kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo de suas necessidades energéticas.

 

Onde comprar gergelim? 

Você pode comprar pela internet no nosso site clicando aqui ou em uma de nossas lojas físicas Bendito Grão:

BENDITO GRÃO – ZONA CEREALISTA

Rua Santa Rosa, 141, Brás – São Paulo SP

Tel +55 11 3313-4373

De segunda à sexta das 7 às 18:00 horas.

Sábados das 7 às 16 horas e domingos das 8:00 às 14:00.

 

BENDITO GRÃO – MOEMA

Avenida Ibijáu, 204 , Moema – São Paulo SP

Tel +55 11 3313-4373

De segunda à sexta das 10:00 às 19:00 horas.

Sábados das 9:00 às 19:00 horas e domingos das 9:00 às 14:00 horas

 

BENDITO GRÃO – BRASÍLIA

Comércio Condomínio solar de Brasília II bloco C LT. 01, loja 01 – Jardim Botânico, Brasília – DF, 71680-349

Tel (61) 3551-7772

De segunda à sábado das 09:00 às 19:00 horas.

 

BENDITO GRÃO – ATACADO  (TRADICIONAL MONACO IMPORT)

Rua Professor Eurípedes Simões de Paula, 174, Brás – São Paulo – SP

Tel +55 11 3313-4373

De segunda à sexta das 8:00 às 18:00 horas.

 

Vendemos em atacado e em varejo!

A Bendito Grão envia seus produtos em sacos transparentes lacrados para chegarem frescos e bonitos. Nossos produtos são de primeira qualidade com garantia de satisfação 100%.

 

Quer mais informações e receitas? clique Aqui

Viva leve 💚

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

Adicionar comentário

Comentar