fbpx
Alimentação Oleaginosas Saúde

Receita e benefícios do pistache

O pistache (Pistacia vera) é a oleaginosa com menor valor calórico e maior valor protéico desse grupo. É rico em cobre, vitamina B6, potássio e fonte de manganês e vitamina B1, além de outros nutrientes.  

Benefícios do pistache

  • Evita a degeneração ocular e a catarata: O pistache é uma boa opção para a saúde ocular por possuir dois antioxidantes chamados luteína e zeaxantina que reduzem as chances de desenvolver doenças oculares.
  • Bom para a saúde intestinal (alimento probiótico): Segundo esse estudo, os pistaches possuem a capacidade de aumentar a produção de bactérias boas, modificando positivamente a microbiota intestinal. A microbiota intestinal saudável é capaz de trazer muitos benefícios à saúde: previne infecções, reduz diarreias, constipação e gases, elimina toxinas, estimula o sistema imune além de fazer a digestão e absorção correta dos nutrientes.
  • Previne contra o câncer de cólon: O pistache é capaz de prevenir contra esse tipo de câncer como mostra nesse estudo.
  • Benéfico no tratamento de diabetes do tipo 2: Esse estudo mostrou que o consumo de pistache possui efeitos benéficos na pressão arterial, obesidade e controle glicêmico em pacientes diabéticos.
  • Reduzem o colesterol LDL (ruim): Assim como outras oleaginosas, o pistache também tem a capacidade de melhorar o perfil lipídico, o que pode ser benéfico para a pressão arterial e saúde cardiovascular. 

Como consumir pistache?

O consumo de pistache é maior em sorvetes e sobremesas, como brigadeiro de pistache. Também podemos encontrá-lo em algumas receitas salgadas, como esse bolo salgado:

Bolo salgado de pistache e nozes

Ingredientes

Modo de preparo 

Pré aquecer o forno a 180º. Em um recipiente, misture bem a farinha de trigo integral, os ovos, o azeite, o sal, o fermento e a noz moscada. Em seguida, acrescente o leite e o queijo ralado. Corte a rúcula, as nozes e os pistaches e junte na mistura anterior. Colocar em uma forma antiaderente e leve ao forno por 30-35 minutos.

Informação nutricional do pistache
Quantidade por porção: 15g
  % VD(*)
Calorias (Kcal) 42 Kcal 2 %
Carboidratos 2 g 1 %
Proteínas 1,5 g 2 %
Gorduras Totais 3,4 g 6 %
Gordura Saturada 0,4 g 2 %
Gordura Trans 0 g N/A
Fibra alimentar 0,5 g 2 %
Sódio 48 mg 0 %
*Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 Kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo de suas necessidades energéticas.

Onde comprar e encontrar pistache? 

Você pode comprar pela internet no nosso site clicando aqui ou em uma de nossas lojas físicas Bendito Grão:

BENDITO GRÃO – ZONA CEREALISTA I

Rua Santa Rosa 141-149, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

BENDITO GRÃO – MOEMA

Avenida Ibijáu 204 , Moema – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

BENDITO GRÃO – BRASÍLIA

Comércio Condomínio solar de Brasília II bloco C LT. 01, loja 01 – Jardim Botânico, Brasília – DF, 71680-349

Telefone 61 3551-7772

 

BENDITO GRÃO – ATACADO  (TRADICIONAL MONACO IMPORT)

Rua Professor Eurípedes Simões de Paula 174, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

Vendemos em atacado e em varejo!

 

Quer mais informações e receitas? clique Aqui

Viva leve 💚

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

Adicionar comentário

Comentar