fbpx
Saúde

Coronavírus: o que é pandemia?

Estamos todos passando por momentos difíceis, por isso nós da Bendito Grão reunimos informações com as melhores referências para te explicar alguns conceitos sobre essa nova pandemia de coronavírus (COVID-19).

Qual a diferença de surto, epidemia e pandemia?

Quando uma doença se espalha entre a população as autoridades têm que dar um status sobre essa situação, sendo considerado surto, epidemia ou pandemia.

  • Surto: Ocorre quando há um número de casos em uma região específica. Por exemplo, a dengue é considerada um surto em algumas cidades e não uma epidemia, por ocorrer em regiões específicas (bairro, por exemplo).
  • Epidemia: Acontece quando existem surtos em diversas regiões, por exemplo: surto municipal ocorre quando a doença atinge vários bairros de uma cidade; surto a nível estadual ocorre quando existem casos em vários municípios e assim por diante. Um exemplo, é a dengue.
  • Pandemia: Ela acontece quando uma epidemia ocorre a níveis mundiais. A doença coronavírus (COVID-19) foi considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma pandemia no dia 11 de março de 2020.

Coronavírus (COVID-19)

É uma doença infecciosa que, segundo o Ministério da Saúde, “é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.”

Quais os sintomas?

Geralmente é uma doença leve ou moderada (em 80% do casos a pessoa se recupera sem precisar de tratamento especial), mas alguns casos podem ser mas graves (cerca de 1 entre 6 pessoas) levando a internação e ainda podendo levar ao óbito. Pessoas idosas e com doenças crônicas como diabetes e hipertensão possuem maiores chances de desenvolver a forma mais grave da doença. Os principais sintomas do coronavírus são: dores de garganta, tosse, febre e dificuldade de respirar. Saiba as principais diferenças entre os sintomas do coronavírus, gripe e resfriado:

Se aparecerem os sintomas evite o contato com outras pessoas e ligue para 136 ou procure um posto de saúde.

Como é feita a transmissão?

A transmissão ocorre de uma pessoa infectada para outra por meio de: aperto de mão com pessoa contaminada, contato com objetos e superfícies contaminados, gotículas de saliva, tosse, catarro. 

Quais cuidados devo ter?

  • Lavar as mãos com frequência até a altura dos punhos, com água e sabão e higienizar com álcool em gel 70%.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos para evitar contaminação. 
  • Evite tocar o rosto, principalmente olhos, nariz e boca, com as mãos não lavadas.
  • Mantenha uma distância mínima cerca de 2 metros de qualquer pessoa, principalmente se a mesma estiver tossindo ou espirrando. 
  • Evite abraços, beijos e apertos de mãos.
  • Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e demais objetos que use com frequência. 
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal.
  • Evite aglomerações.
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente, idosos e doentes crônicos e fique em casa até melhorar ou procure um hospital se estiver com muita dificuldade em respirar ou febre alta.
  • Durma bem, tenha uma alimentação saudável e faça atividade física.

Como funciona o diagnóstico?

É feito por coleta de material respiratório de pacientes classificados como casos suspeitos. As amostras coletadas são encaminhadas para os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) dos estados para a realização de biologia molecular para a detecção do RNA viral de COVID-19.

Qual o tratamento?

Não existem ainda tratamentos específicos para o tratamento da COVID-19. Os tratamentos disponíveis evitam o agravamento da doença e reduzem o desconforto do paciente. 

A grande maioria dos casos são autolimitados, ou seja, são curados espontaneamente. Porém, as pessoas com quadro grave da doença devem ser encaminhadas a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. 

Fake news 

Evite compartilhar notícias sem saber de sua procedência. Para isso, existem canais onde encontrar respostas oficiais atualizadas sobre o coronavírus. Indicamos a vocês o site do Ministério da Saúde: https://www.saude.gov.br/fakenews 

Fontes:

https://coronavirus.saude.gov.br/

https://www.gov.br/pt-br/apps/coronavirus-sus

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

Adicionar comentário

Comentar