fbpx
Alimentação Bem-estar

Como fazer para que meus filhos tenham uma alimentação saudável?

Alimentação saudável para crianças

A mudança de alimentação, assim como qualquer outro hábito, requer disciplina e constância, não se muda de um dia para o outro, mas aos poucos pode ser transformada.

Para uma família que busca melhorar seus hábitos alimentares, o processo também requer uma atenção redobrada dos pais com as crianças, buscando alternativas para tornar a mudança possível e mais “fácil”.

Como a cada dia buscamos formas mais práticas, automatizando todas as tarefas, a alimentação acaba ficando de lado, restrita a fast foods e outras alternativas que não agregam em nada à saúde.

Com a recomendação de médicos e especialistas, muitos pais tentam administrar a situação da melhor forma possível e buscam introduzir alimentos mais naturais, mas acabam se deparando com crianças que não aceitam alimentos novos, evitam, esperneiam e fazem de tudo para não comer. No final, os pais acabam retornando aos produtos industrializados, sem sucesso na mudança.

Para ajudar você nesse processo, trouxemos abaixo algumas dicas importantes e essenciais que poderão tornar a alimentação saudável uma realidade na sua família, incluindo as crianças e tornando o processo um pouco mais fácil. Confira:

1# Converse sobre a saúde e os benefícios dos alimentos

Alimentação saudável para crianças

A maioria das crianças que não aceitam determinados alimentos, fazem isso por não aprovarem o sabor, a textura ou outros aspectos do alimento. Mas tais pontos podem ser trabalhados de diferentes formas até que entendam e tomem gosto. A conversa é um deles.

Diferente dos adultos, as crianças nem sempre precisam de tantos argumentos para enfrentarem as mudanças. Usar da criatividade e da inocência delas pode ajudar muito na hora de transformar a alimentação.

Um estudo divulgado recentemente pela Universidade Estadual de Washington e pela Universidade Estadual da Flórida, nos Estados Unidos, mostrou que quando os pais conversam com as crianças sobre os benefícios dos alimentos, levando para o lado lúdico da situação, mas não irreal, as crianças tendem a comer tais alimentos com maior facilidade.

Exemplos como: “Comer espinafre pode deixar você forte como um super herói”, “Comer tal alimento te deixará mais rápido e inteligente”, mostraram que as crianças se sentiam mais inspiradas a experimentar novas opções e auxiliavam a introduzir aqueles alimentos que as crianças não queriam experimentar por nada ou não gostavam.

A exemplo do estudo, separe os momentos que puder compartilhar as refeições com as crianças e explique, oriente e converse sobre os alimentos que elas estão comendo ou experimentando, mostre os motivos pelos quais são importantes e busque ao máximo que a conversa seja voltada para o lado lúdico e estimule o lado criativo delas.

2# Não adianta exigir sem ser exemplo

Alimentação saudável para crianças

As crianças estão sempre de olho nos adultos e se inspiram em cada atitude que tomamos, nossos gestos, formas de agir e na alimentação não seria diferente.

Não adianta os pais terem uma alimentação totalmente desequilibrada e quererem que seus filhos tenham por si só, uma alimentação saudável.

Se a criança está acostumada a ver todos repartindo um pacote de biscoito, provavelmente ela não vai querer comer uma maçã.

Troque os alimentos aos poucos, introduza frutas, legumes e saladas, opções mais naturais, e faça isso na frente das crianças. Reparta uma fruta com elas, e coma junto. Vivencie a experiência junto com eles e torne esse hábito possível para todos.

Quanto mais cedo você introduzir bons hábitos, mais fácil será para a criança permanecer nele.

3# Seja criativo na hora de criar as refeições

Alimentação saudável para crianças

Nós sabemos que no dia a dia, a correria não nos deixa dar a devida atenção a todos os detalhes, mas na medida do possível, organizar uma refeição criativa e lúdica também ajuda as crianças a despertarem interesse por alimentos diferentes.

alimentação saudável para crianças
Nívea Salgado aproveita de criatividade para inspirar as crianças

Algumas mães, como a editora Nívea Salgado, encontraram na criatividade de montar as refeições dos pequenos, uma inspiração para tornar tudo mais fácil, saboroso e divertido. Para facilitar a alimentação, a editora aproveita os alimentos para criar desenhos nos pratos, estimulando a imaginação das crianças e transformando a hora da refeição.

Pode parecer difícil ou apenas mais uma tarefa, mas a montagem não precisa ser complicada, nem muito detalhista, basta ser criativo e deixar a imaginação falar mais alto.

Uma outra alternativa pode ser deixar as crianças criarem as “artes” e enquanto elas montam, você pode explicar os benefícios de cada alimento.

Claro que não é necessário fazer isso em toda refeição, mas separar essas atividades uma vez ou outra, pode ajudar muito, além de se tornar uma atividade prazerosa com as crianças.

4# Prepare as refeições de formas diferentes

Alimentação saudável para crianças

Se mesmo tentando de inúmeras formas, a introdução continua difícil para alguns alimentos específicos, talvez adicioná-lo ao preparo de outra refeição ou prepará-lo de outra maneira possa resolver.

Um exemplo: Não consegue de jeito nenhum fazer a criança experimentar cenouras, ou a criança experimentou e não gostou, tente adicionar o alimento de outra forma, como numa sopa, processando o alimento para que não “apareça” no prato, mas esteja presente na refeição e não seja percebido pela criança.

Salgado não deu certo? Então que tal uma vitamina de cenoura com laranja? Pode ser uma alternativa para que a criança experimente…

Enfim, não há regras, o importante é que as crianças tenham acesso às vitaminas, minerais e benefícios dos alimentos naturais. Conte com o auxílio da sua criatividade para transformar e tornar uma experiência melhor para elas.

Benefícios de uma alimentação saudável desde a infância

Alimentação saudável para crianças

Não é novidade que uma alimentação saudável desde a infância pode trazer diversos benefícios para a vida de qualquer pessoa.

Uma criança que cresce com hábitos alimentares saudáveis, chega na fase adulta com mais chances de ter uma vida saudável e equilibrada, reconhecendo o valor dos alimentos tanto para si quanto para os outros.

Nos dias de hoje, muitos acreditam que ter uma alimentação baseada em produtos industrializados é mais fácil e prático (além da ideia errada de que sai mais barato), mas não se dão conta do quanto o excesso de tais alimentos podem fazer mal, principalmente para a saúde de uma criança.

Consulte um nutricionista, um bom especialista irá ajudar a montar cardápios variados, além de ensinar os benefícios de cada alimento para toda a família.

Esperemos que as dicas acima possam te ajudar a introduzir uma alimentação melhor para os seus pequenos e se você conhece outras dicas te ajudaram nesse processo, compartilhe conosco nos comentários, elas podem ajudar outros pais que estão em situações parecidas.

 

Onde comprar Produtos Naturais e outros ingredientes?

Você pode comprar pela internet no nosso site clicando aqui ou em uma de nossas lojas físicas Bendito Grão:

BENDITO GRÃO – ZONA CEREALISTA

Rua Santa Rosa 141-149, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

MOEMA

Avenida Ibijáu 204, Moema – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

BRASÍLIA

Comércio Condomínio solar de Brasília II bloco C LT. 01, loja 01 – Jardim Botânico, Brasília – DF, 71680-349

Telefone 61 3551-7772

 

ATACADO  (TRADICIONAL MONACO IMPORT)

Rua Professor Eurípedes Simões de Paula 174, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

Vendemos em atacado e em varejo!

Quer mais receitas? clique Aqui

Viva leve 💚

Fonte

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

Adicionar comentário

Comentar