fbpx
Alimentação Saúde

Quais as doenças causadas pela má alimentação?

5 doenças que você pode ter se manter uma má alimentação

Se antes uma das preocupações em relação a saúde pública mundial era voltada as pessoas que sofriam por fome e subnutrição, hoje a preocupação também está em conscientizar a população em relação ao que comer, quais alimentos são mais saudáveis e o que uma má alimentação pode causar.

Com a falta de tempo presente na vida da maioria, as pessoas passaram a trocar os alimentos saudáveis e as refeições preparadas em casa com alimentos frescos e orgânicos, por mais idas aos restaurantes e fast-foods, além das opções mais “práticas”, mas nada saudáveis, disponíveis nos supermercados.

O consumo excessivo de alimentos ultra processados, de gorduras e açúcares leva a cada ano, mais e mais pessoas a apresentarem diversas doenças, muitas das quais comprometem seriamente a saúde e levam a tratamentos necessários para a vida toda.

O que é uma má alimentação?

Uma má alimentação está relacionada ao consumo desequilibrado, com excessos de alimentos processados, ricos em gorduras e açúcares, privando o organismo de diversos grupos de alimentos e nutrientes essenciais para o seu funcionamento adequado.

Nós nos alimentamos porque o nosso corpo necessita dos nutrientes presentes nos alimentos para compor as nossas células, ossos, tecidos, órgãos, músculos e etc, ou seja, para compor a vitalidade e a saúde que precisamos para nos manter vivos.

Quando deixamos de consumir alimentos ricos nesses nutrientes e trocamos por alimentos com baixíssimo poder nutricional, criamos uma condição desfavorável para o nosso organismo e consequentemente, abrimos espaço para que diversas doenças se instalem.

E quais são esses alimentos?

No geral, alimentos ricos em nutrientes e essenciais para a nossa saúde são frutas, verduras, legumes, cereais e grãos, oleaginosas, carnes brancas e vermelhas (mas com baixa gordura), peixes, ovos, entre outros. São alimentos que podemos descrever como “comida de verdade” já que são mais orgânicos.

Alimentos que possuem baixíssimo poder nutricional estão relacionados a doces e outros com excesso de açúcar e gordura, como lanches de fast-foods, biscoitos, salgadinhos, farinhas refinadas e tantos outros que podem ser intitulados “industrializados”.

É importante lembrar que isso não significa que você não deve comer nada disso nunca mais, ao contrário, para tudo existe um equilíbrio e ao se consultar com um nutricionista você saberá com mais propriedade qual é a alimentação mais adequada para você.

O problema é quando os industrializados se tornam a maior parte da alimentação de uma pessoa. Com a correria do dia a dia, muitas pessoas preferem, por exemplo, comprar um lanche de fast-food a caminho de casa, do que preparar o próprio jantar. Consequentemente, o equilíbrio some e aos poucos a pessoa começa a consumir com mais excesso tudo o que é rico em gordura e açúcares, e os nutrientes desaparecem!

São excessos durantes a semana, aos finais de semana, feriados, o tempo todo! E é exatamente nesse momento que as consequências dessa má alimentação começam a aparecer, trazendo diversos tipos de doenças.

Doenças causadas pela má alimentação

Diabetes - uma doença que é consequência da má alimentação

Então a pessoa esquece da alimentação equilibrada, começa a perder o controle e só se alimenta de produtos ultra processados, cheios de açúcares, refinados ou com diversos tipos de gorduras ruins.

A consequência com o tempo chega e traz com elas diversas doenças, vamos ver quais são?

  • Problemas hormonais
    Uma alimentação rica em nutrientes ajuda o nosso corpo a manter o bom funcionamento dos nossos hormônios, entre tantas outras coisas. O desequilíbrio alimentar pode afetar também o equilíbrio dos nossos hormônios e consequentemente, desestruturar a nossa saúde.
  • Câncer
    Com uma alimentação inadequada, o excesso de gordura pode alterar nossos hormônios, como dissemos acima, e uma das consequências desse desequilíbrio pode ser o aparecimento de células cancerígenas.
  • Obesidade
    O consumo excessivo de gorduras, açúcares e outros alimentos podem gerar o sobrepeso e a obesidade, que também traz, por si só, várias doenças como colesterol alto, diabetes, pressão alta, ataque cardíaco e outros.
  • Colesterol
    Muitas pessoas apresentam colesterol alto, um índice preocupante para doenças cardiovasculares, mesmo que não estejam com sobrepeso ou obesas, tudo por consequência da má alimentação.
  • Diabetes do tipo 2
    Relacionada principalmente à grande ingestão de alimentos com muita farinha refinada e açúcares, a diabetes tipo 2 pode levar a pessoa a um tratamento contínuo por toda a vida.

Essas são algumas das doenças que podem ser causadas por uma alimentação inadequada e qualquer pessoa que não tenha o equilíbrio necessário pode desenvolver, desde crianças até idosos.

Por isso fique atento, tenha hábitos mais saudáveis, conscientize seus familiares e busque por alimentos menos industrializados possível.

 

Quer mais informações? clique Aqui

Viva leve 💚

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

Adicionar comentário

Comentar