Siga no Instagram

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Dicas por email

Insira seu melhor email, nunca enviaremos spans.



Alimentação Receitas

Grão de bico: receita e benefícios

O grão de bico (Cicer arietinum L.) é uma das melhores fontes de proteínas dentre as leguminosas então é um bom substituto de carnes para vegetarianos e veganos. Além disso, é fonte em ferro, magnésio, fósforo, zinco, cálcio, cobre e rico em manganês e vitaminas B6, B9 e B1.

Benefícios do grão de bico

  • Tratamento de doenças crônicas não transmissíveis: Esse estudo mostra que o grão de bico possui efeitos benéficos em doenças cardiovasculares, diabetes, doenças digestivas e alguns tipos de câncer.
  • Bom para diabetes e emagrecimento: O grão de bico pode ajudar no controle da glicemia, favorecendo principalmente pacientes diabéticos, e também pode ajudar no emagrecimento suprindo o apetite, segundo esse estudo.
  • Ajuda nos níveis de colesterol: Por possuir quantidades relevantes em ácidos graxos insaturados, o grão de bico pode ajudar a diminuir o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL, favorecendo na prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Alivia sintomas da TPM: Esse estudo mostrou que a alimentação com grão de bico pode ajudar a aliviar os sintomas da tensão pré menstrual e depressão pré menstrual por ser rica em vitamina B6 principalmente
  • Previne doenças no estômago e até câncer: Por também ser rico em fibras, o grão de bico pode favorecer o crescimento de bactérias benéficas ao organismo impedindo que possa surgir câncer de cólon e síndrome do intestino irritado por exemplo.
  • Evita a pressão alta: O grão de bico possui em sua composição o mineral potássio, que ajuda a evitar que a pressão sanguínea aumente, como vemos nesse artigo
  • Ajuda na saúde mental: A colina, nutriente presente no grão de bico, ajuda em alguns fatores neurológicos dentre eles a produção de acetilcolina que é responsável pelo bom humor, controle muscular, memória e outras funções no sistema nervoso.

Como consumir o grão de bico?

Essa leguminosa possui muita versatilidade: podemos usar como complemento de cereais (como arroz + grão de bico, em vez de feijão), com legumes, em purês, hommus (pasta de grão de bico com tahine), saladas, como snacks tostados e até como substituto da carne em uma receita de hambúrguer como veremos a seguir:

Hambúrguer de grão de bico com quinoa

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque o grão de bico (cozido) escorrido e seco em uma tigela e misture com azeite, curry em pó e sal. Adicione-o em uma assadeira e, com o forno pré aquecido a 190º, asse por 20 minutos (até que o grão de bico fique seco). Corte as batatas (ou abóboras) em cubos e coloque-as em uma frigideira com tampa (que possa ir ao forno) com azeite, sal e curry. Cubra e asse por 4 minutos. Em seguida, diminua o forno, adicione água e cubra novamente para continuar cozinhando. Desligue o fogo e amasse bem as batatas com um garfo e reserve. 

Adicione em um processador de alimentos: o grão de bico cozido, castanhas de caju, pimenta, gengibre, alho, extrato de tomate, sal, curry e coentro, pulse até formar uma massa. Então, adicione a quinoa cozida e resfriada e pulse novamente. Leve a mistura em uma tigela e adicione as batatas amassadas e misture. Molde a massinha em formas de hambúrgueres com dois dedos de altura mais ou menos. Leve à frigideira em fogo médio com um pouco de azeite e cozinhe por 2 minutos ou até dourar bem. Para garantir que o centro fique completamente cozido, leve ao forno por 12 ou 15 minutos e está pronto.

Informação nutricional do grão de bico
Quantidade por porção: 100 g
    % VD(*)
Calorias (Kcal) 164 Kcal 8,2 %
Carboidratos 27,4 g 9,1 %
Proteínas 8,8 g 2,9 %
Gorduras Totais 2,5 g 4,7 %
Gordura Saturada 0,2 g 1,2 %
Gordura Trans 0 g N/A
Fibra alimentar 7,6 g 30,4 %
Sódio 7 mg 0,2 %
*Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 Kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo de suas necessidades energéticas.

Onde comprar grão de bico e outros ingredientes dessa receita? 

Você pode comprar pela internet no nosso site clicando aqui ou em uma de nossas lojas físicas Bendito Grão:

BENDITO GRÃO – ZONA CEREALISTA

Rua Santa Rosa, 141, Brás – São Paulo SP

Tel +55 11 3313-4373

De segunda à sexta das 7 às 18:00 horas.

Sábados das 7 às 16 horas e domingos das 8:00 às 14:00.

 

BENDITO GRÃO – MOEMA

Avenida Ibijáu, 204 , Moema – São Paulo SP

Tel +55 11 3313-4373

De segunda à sexta das 10:00 às 19:00 horas.

Sábados das 9:00 às 19:00 horas e domingos das 9:00 às 14:00 horas

 

BENDITO GRÃO – BRASÍLIA

Comércio Condomínio solar de Brasília II bloco C LT. 01, loja 01 – Jardim Botânico, Brasília – DF, 71680-349

Tel (61) 3551-7772

De segunda à sábado das 09:00 às 19:00 horas.

 

BENDITO GRÃO – ATACADO  (TRADICIONAL MONACO IMPORT)

Rua Professor Eurípedes Simões de Paula, 174, Brás – São Paulo – SP

Tel +55 11 3313-4373

De segunda à sexta das 8:00 às 18:00 horas.

 

Vendemos em atacado e em varejo!

A Bendito Grão envia seus produtos em sacos transparentes lacrados para chegarem frescos e bonitos. Nossos produtos são de primeira qualidade com garantia de satisfação 100%.

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

Adicionar comentário

Comentar