Alimentação

Projeto alimentação saudável – 5 hábitos alimentares que você precisa mudar para emagrecer

Dicas saudáveis para emagrecer

Para a maioria de nós, o início de ano é sempre um momento perfeito para começar aquilo que tanto desejamos. Trata-se de um momento de renovação, inspiração, reflexão, e é aqui que sempre procuramos encaixar novos hábitos, novas estratégias para alcançar nossos sonhos e encontrar oportunidades para aquilo que não deu certo nos anos anteriores.

Mas mesmo começando um novo ano, senão criamos bons hábitos, os resultados anteriores vão continuar se repetindo, afinal de contas, é preciso fazer coisas novas para que novos resultados aconteçam, não é verdade?!

Então, se nesse novo ano, um dos seus objetivos é emagrecer, precisamos começar por uma mudança de hábitos, deixando de repetir velhos hábitos que até o momento não trouxeram resultados significativos.

Para te ajudar, nós trouxemos abaixo 5 hábitos alimentares que você deve adquirir para que seus resultados apareçam, confira com a gente:

Comece pela mudança de hábitos na alimentação

De acordo com a maioria dos nutricionistas, ter uma alimentação saudável é responsável por 90% dos esforços para o emagrecimento. Por isso, a mudança de hábitos na alimentação é a primeira coisa que deve ser colocada em prática.

Por tanto, orientamos que você busque um nutricionista que vai passar a alimentação saudável adequada para você emagrecer, levando em consideração o seu estilo de vida, organismo e necessidades, permitindo que você emagreça sem causar nenhum risco a sua saúde.

Mesmo que você ainda não tenha encontrado um profissional para lhe orientar, você pode, enquanto isso, colocar alguns hábitos bons em prática, como esses que trouxemos abaixo, que já trarão grandes resultados.

São eles:

1º Troque alimentos industrializados por opções mais orgânicas

Comece trocando aqueles alimentos que não trazem nenhum benefício para o seu corpo, por alimentos orgânicos que além de benefícios, tem pouca carga calórica comparado há alguns alimentos industrializados.

Se você tem o costume de comer pão francês toda manhã, ou leva pacotes de bolachas e biscoitos para o lanche da tarde no trabalho, comece trocando essas opções por alimentos de verdade, como uma fruta ou uma porção pequena de castanhas e outras oleaginosas.

No café da manhã, opte por ovos mexidos ou um pão de farinha 100% integral que acrescente fibras a sua alimentação, melhorando também o seu intestino.

Faça escolhas mais saudáveis para a sua mudança de hábitos, como por exemplo:

  • Troque margarinas por manteigas;
  • Acrescente mais frutas ao cardápio do dia;
  • Troque sucos de caixinha por sucos feitos direto da fruta e sem açúcar;
  • Acrescente oleaginosas em seus lanches rápidos;
  • Nas principais refeições, acrescente folhas, saladas, verduras e legumes, deixe o seu prato o mais colorido possível.
  • Troque um copo de café por um de chá.

São pequenas mudanças de hábitos que fazem toda a diferença no final das contas.

2º Diminua a quantidade de sal

Sal em excesso traz grandes malefícios a saúde, retém líquidos no corpo e auxilia no agrave de problemas no coração, por isso, diminuir a quantidade ao temperar a comida, é um dos passos importantes para quem deseja emagrecer e ter mais saúde.

Existem diversos temperos e especiarias naturais que trazem muito mais sabor aos alimentos e que ao mesmo tempo, também conferem grandes benefícios ao nosso organismo.

Opte em trocar o excesso de sal por temperos naturais, como páprica, chimichurri, lemon peper, pimentas, louro, cebolinhas e outros tantos que são encontrados com muita facilidade em empórios físicos e online como na Bendito Grão e também em supermercados.

Em nosso país existe uma infinidade de temperos e especiarias e cabe a você comprar e experimentar, buscando aqueles que mais gostar.

3º Beba mais água

A água é essencial para a vida e o nosso corpo precisa dela para diversas de suas funções, beber mais água, respeitando a sua sede, auxilia no perfeito funcionamento do organismo, ao mesmo tempo que ajuda na diminuição da retenção de líquidos e até na prevenção de muitas doenças.

O mais recomendado é que você aprenda a observar os momentos que sente sede e então beber água. Se você sente que bebe pouquíssima água, é interessante acrescentar uns copos a mais no dia a dia.

Para facilitar, você pode deixar uma garrafinha de água próxima a você, para beber sempre que olhar para ela e/ou sentir sede, assim você cria o hábito de beber água mais fácil.

4º Diminua as porções

Para um emagrecimento saudável é muito importante diminuir porções, mas veja bem, não estamos falando sobre parar de comer, não. A regra é diminuir o tamanho das porções que você vem consumindo diariamente.

Muitas vezes comemos por diversos motivos, menos por fome. Comemos emocionalmente, e é muito importante que você se policie para descobrir se seus momentos de fome, são mesmo fome ou vontade de comer.

Geralmente, a vontade de comer acontece quando você quer comer, mas tem que ser algo específico, como um doce, uma sobremesa, um salgado específico ou coisa do tipo. Quando estamos com fome, não ficamos escolhendo, apenas comemos, seja uma fruta, um pedaço de pão, um prato de comida.

Tome atenção sobre a sua fome, descubra os momentos que está comendo por comer e não por fome, e comece a diminuir as porções, muitas vezes você não precisa comer tudo o que imagina que precisa.

Peça orientação para a sua nutricionista para que ela monte a melhor quantidade e porções corretas para o seu objetivo.

5º Evite o consumo exagerado de doces, frituras, refrigerantes…

Alguns alimentos, por mais gostosos que sejam, não trazem benefícios para o nosso organismo, e em alguns casos só fazem mal e o recomendado para esses alimentos é consumir sem exagero.

  • Doces,
  • Frituras,
  • Refrigerantes.
  • Pizzas e salgados,
  • E outros.

Opções como essas são facilmente dispensáveis para o nosso organismo, e você pode começar a diminuir, evitando comer em excesso ou todos os dias.

Deixe essas opções para momentos especiais, em família ou com os amigos, mas atente-se a não abusar na quantidade. Esses alimentos comumente contêm muitas calorias, além de não acrescentarem nenhum benefício e só ajudarem a engordar mesmo.

Começando por acrescentar esses novos hábitos alimentares, você vai sentir como, pouco a pouco, o seu emagrecimento será cada vez mais possível.

Lembre-se de acrescentar exercícios ao seu dia a dia, trinta minutos de caminhada já é um ótimo exercício para quem está sedentário.

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

1 comentário

Comentar