fbpx
Alimentação Bem-estar Oleaginosas

5 benefícios da castanha do Pará para uma vida mais saudável

Benefícios da Castanha do pará
Benefícios vão de prevenção ao câncer, Alzheimer e desintoxicação.
O que é, como consumir e quais são os principais benefícios do selênio e da castanha do Pará.

O que é castanha do Pará?

Castanha do Pará

A castanha do Pará, ou castanha do Brasil (Brazilian nut), é uma semente oleaginosa cujo principal benefício é a alta concentração de selênio além de ser rica em gorduras boas (monoinsaturadas e poli-insaturadas), magnésio, fósforo e vitamina E. A castanha possui papel importante na prevenção do envelhecimento e mal de Alzheimer, ajuda a regular os hormônios da tireóide além de ajudar no controle do colesterol ruim prevenindo doenças cardiovasculares.

Quais os benefícios e propriedades da castanha do Pará?

  1. Combate ao envelhecimento – O selênio presente na Castanha do Pará ajuda no combate ao envelhecimento, com ação antioxidante, protegendo as células contra danos, responsáveis pela ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis (como diabetes, hipertensão, entre outros). Além disso, ele ajuda a aumentar a resistência do sistema imunológico.
  2. Castanha do Pará previne o mal de Alzheimer –  O mineral selênio da Castanha do Pará também teria um papel especial na proteção do cérebro. Em um artigo de Cambridge, as células nervosas, mais conhecidos como neurônios, são preservadas pelo efeito antioxidante do selênio podendo evitar o surgimento de possíveis doenças degenerativas como o mal de Alzheimer.
  3. Ajuda a regular os hormônios – Um artigo da USP comprovou que a tireóide também funciona melhor na presença do selênio. Isso porque, se não houver esse elemento, ela não consegue produzir direito seus célebres hormônios T3 e T4.
  4. Combate o colesterol – A Castanha do Pará também possui altas concentrações de gorduras poli-insaturadas (gorduras boas), que ajudam a diminuir o colesterol ruim do sangue (LDL), prevenindo contra doenças cardiovasculares.
  5. Selênio ligado a taxa de cura em pacientes com Covid-19 – Recentemente foi publicado um estudo no  American Journal of Clinical Nutrition onde mostrou-se que a taxa de cura em pessoas que consomem selênio é maior do que as que não consomem. Em uma cidade na China, Enshi (dentro de Hubei), onde possui o maior índice de consumo de selênio, a taxa de cura por coronavírus era quase três vezes maiores do que todas as outras cidades da província de Hubei. Por outro lado, na província de Heilongjiang, onde a ingestão de selênio é uma das mais baixas do mundo, a taxa de mortalidade por Covid-19 foi quase cinco vezes mais alta que a média de todas as outras províncias fora de Hubei.

Como consumir a castanha do Pará?

A castanha do Pará é muito boa em qualquer formato mas a quebrada fica ótima em salada de frutas, bolos, massas, pães, cookies, vitamina de frutas e como aperitivo entre as refeições. A partir da castanha do Pará pode-se preparar a farinha de castanha do Pará (ingrediente low carb), o óleo de castanha do Pará e a bebida vegetal de castanha do Pará(para substituir o leite).

A quantidade de selênio preconizada para um adulto ingerir diariamente é de 55-70 mcg e, dependendo da região onde a castanha for colhida, encontramos de 70-200 mcg do mineral por unidade. Porém, o limite máximo de selênio é de 400 mcg por dia, acima disso o mesmo pode ser tóxico causando reações adversas no organismo como mau hálito, cansaço, dores e fraqueza muscular, irritação, unhas e cabelos frágeis e com queda acentuada. Alterações no sistema gastrointestinal e sistema nervoso também podem ocorrer.

Clique aqui e confira uma receita de bolo de Castanha do Pará e açúcar mascavo.

Tabela nutricional da castanha do Pará

Informações Nutricionais 
Quantidade por porção 15 g
  % VD (*)
Calorias (Kcal) 98 Kcal 4,9 %
Carboidratos (g) 2 g 0,7 %
Proteínas (g) 2,1 g 2,8 %
Gorduras Totais (g) 9,9 g 18,1 %
Gorduras Saturadas (g) 0 g 0 %
Gorduras Trans (g) 0 g N/A
Fibra Alimentar (g) 0,5 g 2%
Sódio (mg) 0 mg 0 %
Cálcio (mg) 21,9 mg 2,1 %
Magnésio (mg) 54,7 mg 21 %
Fósforo (mg) 127,9 mg 18,2 %
% Valores diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

 

Onde comprar Castanha do Pará e outros ingredientes?

Você pode comprar pela internet no nosso site clicando aqui ou em uma de nossas lojas físicas Bendito Grão:

BENDITO GRÃO – ZONA CEREALISTA

Rua Santa Rosa 141-149, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

MOEMA

Avenida Ibijáu 204, Moema – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

BRASÍLIA

Comércio Condomínio solar de Brasília II bloco C LT. 01, loja 01 – Jardim Botânico, Brasília – DF, 71680-349

Telefone 61 3551-7772

 

ATACADO  (TRADICIONAL MONACO IMPORT)

Rua Professor Eurípedes Simões de Paula 174, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

Vendemos em atacado e em varejo!

Quer mais receitas? clique Aqui

Viva leve 💚

Telefone 11 3313-4373

 

Vendemos em atacado e em varejo!

 

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

1 comentário

Comentar