fbpx
Alimentação Grãos

O que é amaranto? Conheça esse alimento funcional cheio de benefícios

O que é amaranto e como utilizar

Com cada vez mais aumento nas buscas por alternativas saudáveis e alimentos mais nutritivos, o amaranto vem alcançando mais reconhecimento na nossa alimentação.

Como opção para substituir alimentos menos nutritivos ou mesmo para acrescentar diversos benefícios para o organismo, o amaranto se assemelha a outros cereais, mas com algumas peculiaridades que o tornam mais atrativo para quem tem objetivos como emagrecer, diminuir o colesterol e pressão alta e/ou tornar a alimentação mais equilibrada e saudável.

Agora se você está se perguntando o que é amaranto, como utilizar, quais versões existem e quais são os seus benefícios para a saúde, trouxemos abaixo um apanhando com todas essas informações que irão esclarecer suas dúvidas e com toda certeza te ajudar a descobri-lo como alternativa em sua alimentação.

O que é amaranto?

O que é amaranto e como utilizar

O amaranto é considerado um pseudocereal por não ser exatamente um cereal como a aveia, por exemplo, mas possuir semelhanças que permitem sua comparação com esses tipos de grãos. Ele tem ganhado destaque na alimentação dos brasileiros ao longo dos anos por conter diversos benefícios e se tratar de um alimento completo e rico em nutrientes.

Em comparação com o que mais encontramos na nossa refeição, como o arroz e o feijão, o amaranto possui particularidades que se assemelham tanto com um quanto com o outro, sendo como uma mistura um tanto equilibrada de ambos e com muito mais benefícios.

Alguns nutricionistas, inclusive, indicam a substituição do arroz e feijão pelo amaranto para aquelas pessoas que por algum motivo necessitam dessa alteração em sua dieta, ou também acrescentar o grão nas refeições conforme o objetivo de cada um.

Quais são os benefícios do amaranto para a saúde?

O que é amaranto e como utilizar

Por conta de suas propriedades, o Amaranto tem sido estudado há anos e ainda hoje diversos cientistas buscam novidades sobre o consumo do grão.

Algumas pesquisas em curso, inclusive, buscam descobrir a atuação do cereal na melhoria do câncer.

Em estudos comprovados, o amaranto é uma ótima fonte de fibras, que inclusive auxilia no emagrecimento por conta da saciedade, ao mesmo tempo que ajuda na regulação do intestino. Possui grande concentração de proteína, mesmo se tratando de um alimento de origem vegetal, ficando um pouco abaixo da quantidade presente no feijão (o amaranto possui 14% contra 28% do feijão), por exemplo. Ótimo para atletas e pessoas que praticam exercícios físicos, pois por sua elevada concentração, o amaranto ajuda na recuperação muscular.

Entre todos os benefícios, outros que se destacam são: efeito antioxidante, diminuição de retenção de líquidos, auxílio na diminuição da pressão alta, reforço do sistema imunológico, redução do colesterol e altos níveis de cálcio.

Para aqueles que possuem algum tipo de restrição ao glúten, o amaranto também pode ser uma ótima escolha, visto que é livre dele.

Com tantos benefícios, fica difícil não querer adicioná-lo a alimentação, mas e aí, como fazer? É possível encontrar amaranto com facilidade? Onde comprar?

Como utilizar o amaranto no dia a dia

O que é amaranto e como utilizar

É muito importante entrar em contato com seu nutricionista para que ele avalie a melhor forma e quantidade de amaranto que você deve adicionar no seu dia a dia, de acordo com as suas necessidades, mas no geral, ele pode ser utilizado de diversas formas.

Você pode acrescentá-lo em receitas salgadas e doces, já que ele não altera o sabor do alimento. É possível consumir o amaranto no lugar do arroz e feijão ou junto com eles, depende do que deseja como objetivo.

Por conta do alto interesse dos brasileiros na busca pelo amaranto, hoje já é possível encontrá-lo com muito mais facilidade em empórios online ou físicos. Você pode encontrar em versões como: amaranto em farinha, grãos e flocos, o que permite uma imensa variação de receitas com cada opção.

Por exemplo, você pode utilizar o amaranto em farinha para fazer bolos, biscoitos, panquecas e massas, pode cozinhar o amaranto em grãos como faz com outros grãos e consumir nas principais refeições e utilizar o farelo para adicionar em saladas, frutas, iogurtes e até fazer farofa com essa opção.

Usando a criatividade e a orientação de um bom nutricionista, você poderá consumir o amaranto de diversas formas diferentes e acrescentar muitos benefícios a sua alimentação, melhorando também a sua saúde.

Onde comprar o Amaranto e outros ingredientes?

O que é amaranto e como utilizar

Como dissemos anteriormente, você pode encontrar os diversos tipos de amaranto em supermercados e empórios, tanto em lojas físicas como online.

A opção à granel, vendida principalmente em empórios, pode ser uma opção mais econômica, dessa forma vale a pena conferir os preços na sua região, compará-los e optar pelas melhores ofertas.

É importante se atentar ao rótulo do produto, principalmente às opções industrializadas, para ter certeza quanto a presença de outros produtos na composição. Para o melhor aproveitamento, é importante consumir o amaranto puro, sem adição de outras farinhas.

Aproveitando da maneira correta, o amaranto pode ser utilizado de diversas maneiras, desde receitas simples até as mais elaboradas, e você ainda conta com um alimento funcional para te auxiliar nos seus objetivos.

 

Você pode comprar pela internet no nosso site clicando aqui ou em uma de nossas lojas físicas Bendito Grão:

BENDITO GRÃO – ZONA CEREALISTA

Rua Santa Rosa 141-149, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

MOEMA

Avenida Ibijáu 204, Moema – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

BRASÍLIA

Comércio Condomínio solar de Brasília II bloco C LT. 01, loja 01 – Jardim Botânico, Brasília – DF, 71680-349

Telefone 61 3551-7772

 

ATACADO  (TRADICIONAL MONACO IMPORT)

Rua Professor Eurípedes Simões de Paula 174, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

Vendemos em atacado e em varejo!

Quer mais receitas? clique Aqui

Viva leve 💚

Fontes

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

2 Comentários

Comentar