fbpx
Alimentação

O que é Glúten e quais são os alimentos livres dele?

O que é glúten, doença celíaca, intolerância ao glúten e alimentos que tem glúten

Já tem alguns anos que muito se fala sobre o glúten, suas vantagens e desvantagens para o nosso organismo e se é melhor consumir ou não.

Todos esses questionamentos colocam muitas pessoas em dúvida, principalmente aquelas que resolvem se dedicar a uma alimentação mais saudável porque precisam ou porque desejam ter um cuidado mais atencioso com a própria saúde.

Diante de tantas fontes e locais falando sobre o consumo e o não consumo de glúten, provavelmente você queira saber mais sobre o glúten e por que ele é tão falado atualmente.

O que é glúten?

O que é glúten, doença celíaca, intolerância ao glúten e alimentos que tem glúten

Os alimentos que consumimos são compostos por carboidratos, proteínas e gorduras. Uns possuem mais e outros menos desses compostos, como por exemplo o arroz branco que é um cereal que apresenta em sua composição uma quantidade maior de carboidratos, e uma quantidade menor de proteínas e gorduras. Já o arroz integral, para compararmos, também tem uma grande quantidade de carboidratos, mas em relação ao branco, a quantidade de proteínas é um pouco maior, trazendo mais benefícios para quem consome.

O glúten nada mais é do que uma proteína que faz parte da composição de alguns alimentos, naturalmente encontrada em cereais como o trigo, o centeio e a cevada.

Essa proteína oferece elasticidade ao preparar alguns alimentos, proporcionando a eles um aspecto mais macio e saboroso, mas ela nunca foi de fato inventada. O glúten está presente nos alimentos porque naturalmente faz parte de derivados do trigo, centeio e cevada, como dissemos acima.

Por que algumas pessoas não podem consumir o glúten?

O que é glúten, doença celíaca, intolerância ao glúten e alimentos que tem glúten

Cerca de 1% da população sofre com a doença celíaca, onde o intestino dessas pessoas não aceita o glúten e o sistema imunológico desencadeia algumas reações, atacando a região. Toda essa reação causa diversos sintomas, entre eles: diarreia, dor, inchaço, distensão abdominal, entre outros nada agradáveis.

O diagnóstico não é fácil de concluir, visto que muitas pessoas nem se quer associam os sintomas a uma possível reação alérgica ou resistência ao glúten, já que muitos nem se quer sabem de sua existência. Quando então, procuram por orientação médica, alguns profissionais também não associam logo de início a possibilidade da doença, o que pode atrasar um pouco o início dos cuidados.

Além dos casos relacionados a doença celíaca, algumas pessoas também apresentam certa resistência, mas de maneira mais sútil, mesmo não tratando-se exatamente da doença em si. Nesses casos é concluído que a pessoa possui uma certa intolerância, onde também é necessário evitar o consumo de alguns alimentos com glúten, senão todos, varia de pessoa para pessoa.

Em ambos os casos, não existe um tratamento para a doença celíaca ou para a intolerância ao glúten, e a forma de não ter mais problemas ou sintomas, é evitar ao máximo o consumo de alimentos com o glúten, remodelando toda a alimentação.

Quais alimentos contêm o glúten?

O que é glúten, doença celíaca, intolerância ao glúten e alimentos que tem glúten

Como o glúten está naturalmente ligado ao trigo, cevada e o centeio, seus derivados, consequentemente, apresentam o glúten em sua composição.

  • Alimentos que contêm o glúten são:
  • Pães feitos com farinha de trigo;
  • Bolos e tortas feitos com farinha de trigo;
  • Cerveja e outras bebidas criadas com a cevada;
  • Massas;
  • Aveia;
  • Torradas e biscoitos feitos com farinha de trigo;
  • Pizza,
  • Entre outros.

Para pessoas que tem a doença celíaca ou algum tipo de intolerância, é importantíssimo criar o hábito de ler o rótulo dos alimentos em busca de opções que não contenham o glúten.

A mudança de hábitos, principalmente na alimentação, é primordial, e mesmo com tantas restrições, hoje a indústria apresenta diversas opções que podem substituir tais ingredientes e alimentos no consumo do dia a dia, deixando as refeições tão saborosas quanto.

Quais alimentos são livres de glúten?

O que é glúten, doença celíaca, intolerância ao glúten e alimentos que tem glúten

Como dissemos acima, a indústria tem oferecido muitos alimentos e opções livres do glúten, e cabe sempre analisar as embalagens para encontrar essas opções que estão disponíveis em supermercados e empórios online como o Bendito Grão. Mas no geral, os alimentos livres do glúten são:

Para a substituição correta dos alimentos, é sempre importante consultar um nutricionista que possa te orientar e montar um cardápio totalmente especial, direcionado para as suas necessidades e saúde.

Não tenho problemas com o glúten, devo parar de consumir?

O que é glúten, doença celíaca, intolerância ao glúten e alimentos que tem glúten

Como parte dos alimentos que consumimos estão ligados ao glúten, retirá-los da dieta sem a orientação de um profissional de saúde ou nutricionista, pode fazer com que você tenha a diminuição de nutrientes importantes para o seu organismo e para a sua saúde, o que pode gerar diversos desequilíbrios, como a anemia.

Por isso é muito importante não tomar atitudes precipitadas quando o assunto é a saúde. Entre em contato com o seu nutricionista, e veja se realmente existe a necessidade de retirar totalmente o glúten de sua dieta.

Em alguns casos, apenas diminuir o consumo de alimentos com glúten, já pode ser o bastante, sem a necessidade de partir de extremos, principalmente quando não se tem problemas com a proteína.

 

Onde comprar Produtos Naturais e outros ingredientes?

Você pode comprar pela internet no nosso site clicando aqui ou em uma de nossas lojas físicas Bendito Grão:

BENDITO GRÃO – ZONA CEREALISTA

Rua Santa Rosa 141-149, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

MOEMA

Avenida Ibijáu 204, Moema – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

BRASÍLIA

Comércio Condomínio solar de Brasília II bloco C LT. 01, loja 01 – Jardim Botânico, Brasília – DF, 71680-349

Telefone 61 3551-7772

 

ATACADO  (TRADICIONAL MONACO IMPORT)

Rua Professor Eurípedes Simões de Paula 174, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

Vendemos em atacado e em varejo!

Quer mais receitas? clique Aqui

Viva leve 💚

 

Fontes:

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

2 Comentários

Comentar