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Alimentação Receitas

3 opções saudáveis para a lancheira das crianças

lanches saudáveis para lancheira das crianças

Ao passo que o índice de obesidade cresce entre os adultos, com as crianças não tem sido diferente.

De acordo com a Federação Mundial de Obesidade, estima-se que em menos de uma década, a obesidade pode atingir 11,3 milhões de crianças somente no nosso país.

O principal motivo? O consumo desenfreado de alimentos ricos em gordura, açúcares e aqueles que são industrializados.

Lancheiras saudáveis
Opções criativas chamam a atenção das crianças para a mudança de hábitos de forma mais fácil.

Diante de números tão alarmantes, pais e agentes de saúde buscam alternativas para melhorar a alimentação dos pequenos e incluir mais opções naturais no dia a dia.

Entre tantas refeições, o lanche preparado para a escola é que traz mais preocupação, já que muitas vezes ou a criança escolhe e faz a compra na escola ou a caminho dela ou, com horários inflexíveis, os pais acabam partindo para a escolha de opções mais práticas, priorizando os industrializados, como biscoitos, lanches prontos, salgadinhos e refrigerantes.

Para mostrar que não é difícil mudar e optar por escolhas mais saudáveis para os pequenos, reunimos neste artigo três receitas simples, fáceis de fazer que deixarão as lancheiras muito mais naturais e seus filhos, com mais saúde e disposição.

Opção 1# Barrinha de cereal e banana

Esta opção é saudável e muito prática de fazer, além de ter a possibilidade de armazenar.

Ingredientes

Modo de preparo

  • Comece lavando a quinua, deixando de molho por 2 minutos.
  • Escorra a água e junto com a aveia, coloque a quinua em um processador.
  • Aos poucos, enquanto bate, vá acrescentando as ameixas se caroço e continue batendo.
  • Acrescente metade da quantidade de uva passa e mais metade de nozes ou castanhas picadas.
  • Continue batendo e então adicione as bananas amassadas e bata até ficar uma massa homogênea.
  • Distribua a massa em uma assadeira forrada com papel manteiga e então adicione o restante das uvas e nozes ou castanha que havíamos deixado. Vá passando a colher, pressionando, para que se unam a massa.
  • Asse em forno médio pré-aquecido por 25 minutos.
  • Retire e espere esfriar antes de cortar.

Opção 2# Biscoito de aveia e mel

Uma opção simples que vai substituir aqueles biscoitos e bolachas industrializados, com uma opção mais natural e saborosa.

Ingredientes

Modo de preparo

  • Em uma tigela, adicione o mel, o açúcar mascavo, a manteiga e o ovo, e misture bem.
  • Junte a aveia e a farinha de trigo e misture mais um pouco
  • Por último, acrescente o fermento.
  • Em uma assadeira untada com manteiga e com a ajuda de duas colheres, coloque porções da massa com distância uma das outras.
  • O forno deve ser preaquecido a 180 graus.
  • Deixe assando por uns 15 minutos (lembrando que esse tempo varia de forno para forno).
  • Quanto o biscoito começar a dourar embaixo, já estará pronto.
  • Basta aguardar esfriar e armazenar em potes fechados.

Opção 3# Bolinho de banana, avelã, quinua e chocolate

Uma ótima opção para substituir lanches ou salgadinhos, e devido os ingredientes, resultam em uma ótima saciedade.

Ingredientes

Modo de preparo

  • Toste as avelãs ou nozes numa frigideira em fogo médio até que liberem perfume e dourem ligeiramente. Se optar por avelãs, esfregue todas num pano de prato para liberar as cascas e pique-as.
  • Pré-aqueça o forno a 180 graus e, em forre a forma de muffins com forminhas de papel.
  • Em uma batedeira, bata os ovos e o açúcar até que fique claro e fofo, junte a manteiga derretida e o iogurte, e bata até que fique homogêneo.
  • Numa tigela, misture as farinhas, o sal, fermento e o bicarbonato. Junte à mistura dos ovos e misture apenas até ficar uma massa homogênea.
  • Adicione as bananas, avelãs ou nozes e o chocolate e misture delicadamente.
  • Distribua nas forminhas e leve ao forno por 15 a 30 minutos, ou até que, ao inserir um palito de dente ou ponta de faca, saiam quase secos.
  • Retire do forno, espere que esfriem e então desenforme.

Lembrando que muitos dos ingredientes necessários para as receitas você pode encontrar facilmente em nosso empório online com preços imperdíveis, basta clicar sobre os produtos na listagem dos ingredientes.

Para completar as opções de lanches, você pode ainda adicionar sucos naturais ou frutas, deixando as lancheiras ainda mais saudáveis.

Fonte das receitas

  • Barrinha de cereal e banana – presuntovegetariano.com.br
  • Biscoito de aveia e mel – aquinacozinha.com
  • Bolinho de banana, avelã, quinua e chocolate – lacucinetta.com.br

Bendito Grão

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