Empreendedorismo

6 pontos importantes para tornar o seu empório destaque entre os concorrentes

Como tornar sua loja / empório destaque entre os concorrentes

Dentro do mercado de empórios, o pequeno varejista, aquele que está nos bairros residenciais, tem uma vantagem sobre os grandes varejistas: a possibilidade de estar mais próximo do cliente e conhecê-lo sem a necessidade de criar grandes pesquisas para isso.

O pequeno varejista conhece seus clientes pelo nome, e isso lhe dá uma vantagem e uma grande possibilidade de melhorar diariamente o seu negócio, apenas pelo convívio que têm com os seus clientes e que lhe permitem um melhor conhecimento sobre o mercado.

Para o proprietário de empórios, administradores ou gerentes, que estão quase que diariamente em contato com os clientes, diferentemente dos grandes varejistas, utilizar dessa grande vantagem é primordial para que seu negócio cresça constantemente. Ainda sim, de acordo com o Sebrae, outros pontos importantes devem ser levados em consideração para criar ainda mais diferenciais dentro de sua concorrência e assim conquistar mais e mais espaço.

Anote esses 6 pontos importantes segundo o Sebrae

Para você que busca melhorar essa relação entre empresa e cliente e assim ter mais destaque entre a concorrência, trouxemos abaixo quais são esses pontos importantes para que você possa ficar atento e colocar em prática, confira:

1# Busque a profissionalização do seu empório

Como tornar sua loja / empório destaque entre os concorrentes

Aquele que mais oferece aos seus clientes, consequentemente, conquista um destaque maior entre a concorrência, e nem sempre esse “oferecer” se trata somente de produtos e variedades.

A produtividade pode ser uma das ofertas em diferenciais para seus clientes e para isso é necessário estar sempre atento a maneira como a sua loja atua, desde a gestão até o atendimento.

Profissionalizar esse processo ajuda na produtividade, investindo em ferramentas de gestão, equipamentos mais eficientes e no desenvolver de seus colaboradores, transforma o local e a atuação de todo o processo, tornando o empório mais produtivo e facilitando o dia a dia do cliente, que sempre está atento a tudo e percebe quando o processo não é útil ou demorado.

2# Transforme a sua loja, deixe-a mais atrativa

Como tornar sua loja / empório destaque entre os concorrentes

Atente-se ao fato de ter mais conhecimento sobre seus clientes e organize melhor os produtos e serviços do seu empório de acordo com as necessidades deles.

Um ambiente limpo e muito bem organizado, facilita para o cliente encontrar os produtos que procura, ao passo que deixa o ambiente mais interessante e convidativo.

Melhorar a iluminação, cuidar do ambiente interno e externo, manter informações atualizadas e bem visíveis, enfim, tudo que for necessário para cuidar da aparência da loja é sempre muito importante tanto para a imagem que deseja que seus clientes tenham sobre você, quanto para atraí-los de fato.

3# Esteja atento a higiene

Como tornar sua loja / empório destaque entre os concorrentes

Pensando nos pontos anteriores, vale reforçar o aspecto sobre a higiene da loja, visto que ninguém gosta de entrar num lugar mal cuidado e devendo até no que é mais básico: a limpeza.

Desde o local até equipamentos, produtos e uniformes, procure manter tudo sempre muito limpo. Organize os produtos atentando-se a não deixar aqueles que passarem do ponto à mostra, tenha o cuidado para que todo ponto da loja esteja bem cuidado e sempre em ordem, arrumando o que precisa ser arrumado, trocando equipamentos que precisam ser trocados.

Demonstrar cuidado com o seu empório demonstra para o seus clientes um cuidado especial com eles também, pois tudo ali dentro está à disposição deles, então um cuidado se estende ao outro.

4# Humanize as instalações do seu empório

Como tornar sua loja / empório destaque entre os concorrentes

Quanto mais preocupação tiver com a qualidade de atendimento e prestatividade com seus clientes melhor.

Que tal atentar-se, por exemplo, as pessoas idosas que estão sempre na filas de espera para comprar determinados produtos ou passar no caixa? Colocar cadeiras para essas pessoas demonstra atenção e cuidado com elas, e elas saberão interpretar isso.

Busque alternativas que tornem a presença de seus clientes na loja uma experiência sem igual, pense em cada detalhe, cada cuidado que você e seus colaboradores podem ter para trazer mais ações humanizadas para o local.

Um outro exemplo pode ser um colaborador que auxilie pessoas de idade, mulheres grávidas ou pessoas com deficiência, a encontrarem o que precisam com mais facilidade.

Entenda que tudo que for feito para tornar a melhor experiência possível para o seu cliente, nunca será o bastante.

5# Busque apoio de fornecedores

Como tornar sua loja / empório destaque entre os concorrentes

Ter o apoio de fornecedores e distribuidores pode auxiliar e muito na busca por destacar o seu empório dos concorrentes.

Contar com fornecedores para empórios que prezam por qualidade em produtos, por exemplo, pode te ajudar a conseguir melhores ofertas e mais variedade de produtos, melhorando ainda mais o seu relacionamento com seus clientes e oferecendo aquilo que o concorrente pode não conseguir.

Por isso é muito importante sempre ter, e manter, as portas abertas para os fornecedores e distribuidores, de forma que você possa fechar ótimas parcerias que irão gerar consequências significativas na venda final dos seus produtos, impactando o dia a dia do cliente, que diante de tantos diferenciais não terá motivos para buscar a concorrência.

Evite fechar parceria com qualquer fornecedor, estude cada opção, pesquise bem o mercado e tenha em mente que um bom fornecedor deve ser uma extensão dos ideais da sua empresa, somente dessa forma você poderá oferecer bons produtos e serviços que estejam condizentes com o que seus clientes esperam.

6# Ofereça serviços adicionais

Como tornar sua loja / empório destaque entre os concorrentes

O que o seu convívio mais direto com os seus clientes permite que você descubra? Eles gostariam de serviços de entrega? Gostariam de produtos diferentes? Marcas específicas? Talvez eles gostassem ainda mais da sua loja se pudessem contar com manobristas ou com especialistas em diferentes produtos para orientá-los no momento das compras. O que eles dizem?

Aproveite da facilidade em descobrir o que tornaria sua loja mais atrativa e significativa para os seus clientes e coloque em prática. Solicite sugestões de seus clientes, fique atento ao que dizem do seu empório e melhore sempre.

Alguns proprietários evitam abrir a possibilidade de seus clientes falarem de sua loja ou atendimento, com medo do que possam descobrir, mas não vá por esse caminho. A opinião do seu cliente é sempre a melhor forma de direcionar seus serviços para o que de fato é necessário para satisfazê-los.

Ouça suas reclamações, seja atencioso (a) e considere o que for necessário para estar sempre em constante crescimento. Grandes varejistas fazem pesquisas imensas e gastam muito com isso, apenas para descobrir o que melhorar em suas lojas e você que tem essa possibilidade de maneira muito mais prática e barata, prefere não fazer?! Aproveite as oportunidades!

Coloque em prática esses seis pontos importantes, e verá que logo, ao ponto que implementa cada um deles, a sua loja irá se destacar e conquistar mais e mais mercado.

Fonte:

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

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