fbpx
Alimentação

Tâmara: Uma opção saudável que pode te ajudar a cortar a vontade de comer doces

Tâmara e seus benefícios para a saúde

Para quem está tentando emagrecer ou manter uma alimentação mais equilibrada e saudável, ficar longe das tentações do dia a dia, como alguns doces – principalmente os industrializados, pode parecer impossível, principalmente quando se tem o hábito de consumir frequentemente. Em alguns casos, a dificuldade é tanta que os objetivos de cuidar da saúde acabam ficando para trás.

Algumas frutas, com um sabor mais adocicado, agridoce, como a tâmara, podem ajudar a cortar a vontade de dar essas escapadinhas, fortalecendo o caminho para alcançar tais objetivos além de ser uma fruta com diversos benefícios para a saúde.

Se você também tem tentando fazer algumas mudanças na alimentação, e tem encontrado certos bloqueios para se livrar dos doces, confira abaixo como a tâmara pode te ajudar.

Alguns benefícios da Tâmara para o seu organismo

Tâmaras podem substituir açúcar

A tâmara é uma fruta rica em antioxidantes que combatem o envelhecimento das células e a inflamação. Entre os seus minerais e vitaminas, se destacam: o Selênio que ajuda a melhorar a memória, o Magnésio que é um forte aliado dos ossos, o Triptofano um aminoácido essencial responsável por auxiliar na produção de serotonina (o hormônio do bem estar), o Potássio um mineral de extrema importância para o nosso organismo (uma tâmara tem o dobro de potássio em relação a uma banana) e é uma excelente fonte de fibra auxiliando na saúde digestiva.

Em estudos recentes, pesquisadores têm examinado os efeitos benéficos da tâmara em doenças neurológicas, como a doença de Alzheimer, doença de Parkinson, doença de Huntington e outras, ou seja, se consumida de forma inteligente, as tâmaras podem trazer diferentes benefícios para o organismo.

Por que as tâmaras podem ajudar a cortar os doces?

Trocar doces por tâmaras

Muitos nutricionistas indicam as tâmaras pelos benefícios e compostos presentes na fruta, além de ser uma ótima opção de baixo índice glicêmico (quando o alimento não causa grandes picos de açúcar no sangue) que pode substituir até mesmo o próprio açúcar, se tornando uma das frutas mais queridinhas dos profissionais.

Substituir doce por tâmara para uma alimentação saudável
“Brigadeiro de Tâmara” – Nutricionistas indicam tâmaras para substituir doces industrializados

Existem diversas receitas e recomendações onde você pode aproveitar a tâmara seca ou fresca para acrescentar às suas receitas um sabor adocicado, sem a necessidade de usar o açúcar, utilizando em bolos, tortas e até em bombons fitness. O mesmo se refere ao consumo da fruta naqueles momentos em que bate a vontade de comer doce, por serem docinhas, ao optar por uma fruta de textura deliciosa como a tâmara e com baixa caloria, se comparada a uma barra de chocolate, você pode substituir a opção e assim diminuir a incidência de comer doces.

Como sabemos que a mudança de hábitos requer um esforço maior e ao mesmo tempo algumas alternativas de substituição, para quem busca uma alimentação mais saudável, vale mais matar a vontade de comer um doce comendo uma fruta saudável, do que dar aquela escapadinha e perder o progresso. Sem contar que como a fruta traz diversos benefícios, e entre eles o triptofano que auxilia o hormônio do bem estar, consumir uma tâmara pode trazer uma sensação de bem estar, semelhante ao chocolate.

A diferença entre a tâmara seca e a fresca

Diferença entre tâmaras secas e frescas

A tâmara seca lembra uma ameixa seca na aparência, podendo ser um pouco maior do que a ameixa e com um sabor mais suave e mais doce. Já a tâmara fresca é o fruto mais natural sem passar por nenhum processo.

Se comparadas em questão aos benefícios encontrados em cada versão, a tâmara fresca mantém os benefícios inalterados, sendo uma opção mais completa do fruto. Em ambas as situações o sabor é incrivelmente adocicado, e você pode aproveitar ambas as opções para diferentes receitas ou para o consumo diretamente.

Em relação aos preços no mercado, as tâmaras secas costumam ser um pouco mais acessíveis do que a opção fresca, mas as duas opções são facilmente encontradas em empórios como o Bendito Grão ou em hortifrutis.

Vale lembrar que sempre recomendamos entrar em contato com seu nutricionista, caso ele ainda não tenha sugerido o fruto em sua dieta, para assim buscar a melhor forma e quantidade adequada para o seu objetivo, pois apesar de ser uma fruta, um alimento saudável, consumir de forma equilibrada, sem exageros, é sempre a melhor escolha.

 

Onde comprar Tâmaras e outros ingredientes?

Você pode comprar pela internet no nosso site clicando aqui ou em uma de nossas lojas físicas Bendito Grão:

BENDITO GRÃO – ZONA CEREALISTA

Rua Santa Rosa 141-149, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

MOEMA

Avenida Ibijáu 204, Moema – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

BRASÍLIA

Comércio Condomínio solar de Brasília II bloco C LT. 01, loja 01 – Jardim Botânico, Brasília – DF, 71680-349

Telefone 61 3551-7772

 

ATACADO  (TRADICIONAL MONACO IMPORT)

Rua Professor Eurípedes Simões de Paula 174, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

Vendemos em atacado e em varejo!

Quer mais receitas? clique Aqui

Viva leve 💚

 

Fontes

  • Tâmara é aliada das dietas e dos diabéticos. Reportagem SBTRS – 15/08/2018
    www.youtube.com
  • Beneficial effects of date palm fruits on neurodegenerative diseases; Musthafa Mohamed Essa , Ph.D.,* Mohammed Akbar ,e Mohammed Abdul Sattar Khan – Jul2016
    www.ncbi.nlm.nih.gov

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

Adicionar comentário

Comentar