Alimentação Bem-estar Receitas Saúde

Verdades sobre o sal rosa do Himalaia

O que é sal?

O sal é um composto extraído de minas subterrâneas ou pela evaporação da água salgada, que contém cerca de 98% de cloreto de sódio (ou sódio, seu principal composto). O sódio é muito importante para diversos mecanismos básicos do nosso corpo como equilíbrio de água, equilíbrio ácido-base e contração muscular, porém, devemos tomar cuidado pois o excesso do mesmo pode causar hipertensão e doenças cardiovasculares .

 O sal de cozinha passa por um processo de refinamento para retirada de minerais e por outro processo de ionização, isto é, acrescenta-se iodo ao sal (uma medida tomada pelo Brasil e outros países a fim de combater o bócio, doença causada pelo aumento da tireóide pela falta de iodo). A recomendação diária de sódio é de 1,0-1,5 gramas (dependendo da idade) que é aproximadamente 5 gramas de sal refinado comum. Preocupados com as doenças que o excesso de sódio pode causar, a população começou a aderir em suas casas outros tipos como o sal rosa do Himalaia acreditando ser uma opção mais saudável.

 

E o sal rosa do Himalaia?

O sal rosa do Himalaia é extraído no Paquistão, próximo ao Himalaia. Ele também é composto em sua maioria por cloreto de sódio, porém, possui mais minerais que o sal de cozinha comum, como cálcio, ferro, magnésio e potássio. Entre esses minerais o que mais encontra-se presente é o ferro, sendo ele o motivo da sua coloração rosada. O sal rosa é colhido à mão nas minas de Khewa do Paquistão e é minimamente processado para produzir um produto não refinado, preservando os seus minerais (presentes em apenas 2% do sal).

 

Sal refinado comum ou sal rosa do Himalaia: qual possui menos sódio?

Os rótulos podem afirmar que o sal rosa possui menos sódio do que o sal refinado por se tratar do volume de ambos. “ Se os cristais de sal forem pequenos, mais deles caberão na sua colher medidora do que se forem grandes. Assim, enquanto o sal de mesa (refinado) pode ter cerca de 2300 mg de sódio em uma colher de chá, […] o sal do Himalaia rosa tem cerca de 1700 mg de sódio por colher de chá … tudo porque o volume de os cristais de sal em uma colher de chá são diferentes!” afirma a Associação Americana do Coração.

Benefícios do sal rosa Himalaia: mito ou verdade?

Alguns benefícios do famoso sal rosa que vemos por aí são:

  • Reduzir sinais de envelhecimento
  • Prevenir câimbras
  • Melhor absorção de nutrientes pelo organismo
  • Melhorar o sono
  • Elimina toxinas do corpo
  • Regular a pressão arterial 
  • Promover resistência óssea
  • Aumentar a hidratação do corpo

Porém, a verdade é que esses “incríveis benefícios” não possuem nenhum embasamento científico. O que acontece é que essas são as funções normais do nosso organismo quando consumimos qualquer tipo de sal e não especificamente o sal rosa do Himalaia. 

Além disso os 84 minerais são encontrados em quantidades tão pequenas que seriam necessários 1,7 kg de sal rosa do Himalaia para obter a quantidade diária recomendada de potássio, por exemplo.

O sal rosa do Himalaia é quase inodoro e seu potencial de salgar é menor que o sal comum, por isso, devemos tomar cuidado ao adicioná-lo no nosso dia a dia para não exagerar no excesso de sódio!

Por fim, se sua intenção é ingerir menos aditivos alimentares a melhor opção é o sal rosa do Himalaia, pois não são adicionados produtos químicos e ele é considerado o sal mais puro. Os benefícios mesmo são a micro dosagem de minerais e baixa quantidade de sódio por conta do tamanho dos cristais.

Dica para saber se o sal rosa do Himalaia é verdadeiro ou não

Infelizmente, boa parte do produto encontrado no mercado brasileiro é falsificado, se trata de sal marinho com pigmentação rosada. Veremos a seguir algumas dicas para descobrir se o seu sal é verdadeiro:

  1. Cristal: os cristais devem ser sequinhos, já que esse tipo de sal é extraído de minas secas.
  2. Cor: o sal verdadeiro possui uma cor rosada mas não muito intensa.
  3. Colocar na água: adicione o sal em um recipiente com água, depois de mexa com uma colher e observe a cor da água. O sal falso deixa a água escura e levemente avermelhada, já o sal verdadeiro não muda a tonalidade da água.
    Informação nutricional
    Quantidade por porção: 1g
      % VD(*)
    Calorias (Kcal) 0 Kcal 0 %
    Carboidratos 0 g 0 %
    Proteínas 0 g 0 %
    Gorduras Totais 0 g 0 %
    Gordura Saturada 0 g 0 %
    Gordura Trans 0 g N/A
    Fibra alimentar 0 g 0 %
    Sódio 380 mg 15,8 %
    *Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 Kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo de suas necessidades energéticas.
    1. Onde comprar e encontrar sal rosa do Himalaia online? 

      Você pode comprar pela internet no nosso site clicando aqui ou em uma de nossas lojas físicas Bendito Grão:

      BENDITO GRÃO – ZONA CEREALISTA

      Rua Santa Rosa, 141 – Brás São Paulo SP

      Tel +55 11 3313-4373

      De segunda à sexta das 7 às 18:00 horas.

      Sábados das 7 às 16 horas e domingos das 8:00 às 14:00.

      BENDITO GRÃO – MOEMA

      Avenida Ibijáu, 204 – Moema São Paulo SP

      Tel +55 11 3313-4373

      De segunda à sexta das 10:00 às 19:00 horas.

      Sábados das 9:00 às 19:00 horas e domingos das 9:00 às 14:00 horas

      BENDITO GRÃO – BRASÍLIA

      Comércio Condomínio solar de Brasília II bloco C LT. 01, loja 01 – Jardim Botânico, Brasília – DF, 71680-349

      Tel (61) 3551-7772

      De segunda à sábado das 09:00 às 19:00 horas.

      BENDITO GRÃO – ATACADO  (TRADICIONAL MONACO IMPORT)

      Rua Professor Eurípedes Simões de Paula, 174, Brás – São Paulo – SP

      Tel +55 11 3313-4373

      De segunda à sexta das 8:00 às 18:00 horas.

      Vendemos em atacado e em varejo!

      A Bendito Grão envia seus produtos em sacos transparentes lacrados para chegarem frescos e bonitos. Nossos produtos são de primeira qualidade com garantia de satisfação 100%.

     

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

Adicionar comentário

Comentar