Siga no Instagram

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Dicas por email

Insira seu melhor email, nunca enviaremos spans.



Alimentação Bem-estar Saúde

Verdades sobre o sal rosa do Himalaia

O que é sal?

O sal é um composto extraído de minas subterrâneas ou pela evaporação da água salgada, que contém cerca de 98% de cloreto de sódio (ou sódio, seu principal composto). O sódio é muito importante para diversos mecanismos básicos do nosso corpo como equilíbrio de água, equilíbrio ácido-base e contração muscular, porém, devemos tomar cuidado pois o excesso do mesmo pode causar hipertensão e doenças cardiovasculares .

 O sal de cozinha passa por um processo de refinamento para retirada de minerais e por outro processo de ionização, isto é, acrescenta-se iodo ao sal (uma medida tomada pelo Brasil e outros países a fim de combater o bócio, doença causada pelo aumento da tireóide pela falta de iodo). A recomendação diária de sódio é de 1,0-1,5 gramas (dependendo da idade) que é aproximadamente 5 gramas de sal refinado comum. Preocupados com as doenças que o excesso de sódio pode causar, a população começou a aderir em suas casas outros tipos como o sal rosa do Himalaia acreditando ser uma opção mais saudável.

E o sal rosa do Himalaia?

O sal rosa do Himalaia é extraído no Paquistão, próximo ao Himalaia. Ele também é composto em sua maioria por cloreto de sódio, porém, possui mais minerais que o sal de cozinha comum, como cálcio, ferro, magnésio e potássio. Entre esses minerais o que mais encontra-se presente é o ferro, sendo ele o motivo da sua coloração rosada. O sal rosa é colhido à mão nas minas de Khewa do Paquistão e é minimamente processado para produzir um produto não refinado, preservando os seus minerais (presentes em apenas 2% do sal).

Sal refinado comum ou sal rosa do Himalaia: qual possui menos sódio?

Os rótulos podem afirmar que o sal rosa possui menos sódio do que o sal refinado por se tratar do volume de ambos. “ Se os cristais de sal forem pequenos, mais deles caberão na sua colher medidora do que se forem grandes. Assim, enquanto o sal de mesa (refinado) pode ter cerca de 2300 mg de sódio em uma colher de chá, […] o sal do Himalaia rosa tem cerca de 1700 mg de sódio por colher de chá … tudo porque o volume de os cristais de sal em uma colher de chá são diferentes!” afirma a Associação Americana do Coração.

Benefícios do sal rosa Himalaia: mito ou verdade?

Alguns benefícios do famoso sal rosa que vemos por aí são:

  • Reduzir sinais de envelhecimento
  • Prevenir câimbras
  • Melhor absorção de nutrientes pelo organismo
  • Melhorar o sono
  • Elimina toxinas do corpo
  • Regular a pressão arterial 
  • Promover resistência óssea
  • Aumentar a hidratação do corpo

Porém, a verdade é que esses “incríveis benefícios” não possuem nenhum embasamento científico. O que acontece é que essas são as funções normais do nosso organismo quando consumimos qualquer tipo de sal e não especificamente o sal rosa do Himalaia. 

Além disso os 84 minerais são encontrados em quantidades tão pequenas que seriam necessários 1,7 kg de sal rosa do Himalaia para obter a quantidade diária recomendada de potássio, por exemplo.

O sal rosa do Himalaia é quase inodoro e seu potencial de salgar é menor que o sal comum, por isso, devemos tomar cuidado ao adicioná-lo no nosso dia a dia para não exagerar no excesso de sódio!

Por fim, se sua intenção é ingerir menos aditivos alimentares a melhor opção é o sal rosa do Himalaia, pois não são adicionados produtos químicos e ele é considerado o sal mais puro. Os benefícios mesmo são a micro dosagem de minerais e baixa quantidade de sódio por conta do tamanho dos cristais.

Dica para saber se o sal rosa do Himalaia é verdadeiro ou não

Infelizmente, boa parte do produto encontrado no mercado brasileiro é falsificado, se trata de sal marinho com pigmentação rosada. Veremos a seguir algumas dicas para descobrir se o seu sal é verdadeiro:

  1. Cristal: os cristais devem ser sequinhos, já que esse tipo de sal é extraído de minas secas.
  2. Cor: o sal verdadeiro possui uma cor rosada mas não muito intensa.
  3. Colocar na água: adicione o sal em um recipiente com água, depois de mexa com uma colher e observe a cor da água. O sal falso deixa a água escura e levemente avermelhada, já o sal verdadeiro não muda a tonalidade da água
    Informação nutricional
    Quantidade por porção: 1g
      % VD(*)
    Calorias (Kcal) 0 Kcal 0 %
    Carboidratos 0 g 0 %
    Proteínas 0 g 0 %
    Gorduras Totais 0 g 0 %
    Gordura Saturada 0 g 0 %
    Gordura Trans 0 g N/A
    Fibra alimentar 0 g 0 %
    Sódio 380 mg 15,8 %
    *Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 Kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo de suas necessidades energéticas.

     

    Onde comprar e encontrar sal rosa do Himalaia online? 

    Você pode comprar pela internet no nosso site clicando aqui ou em uma de nossas lojas físicas Bendito Grão:

    BENDITO GRÃO – ZONA CEREALISTA

    Rua Santa Rosa, 141 – Brás São Paulo SP

    Tel +55 11 3313-4373

    De segunda à sexta das 7 às 18:00 horas.

    Sábados das 7 às 16 horas e domingos das 8:00 às 14:00.

    BENDITO GRÃO – MOEMA

    Avenida Ibijáu, 204 – Moema São Paulo SP

    Tel +55 11 3313-4373

    De segunda à sexta das 10:00 às 19:00 horas.

    Sábados das 9:00 às 19:00 horas e domingos das 9:00 às 14:00 horas

    BENDITO GRÃO – BRASÍLIA

    Comércio Condomínio solar de Brasília II bloco C LT. 01, loja 01 – Jardim Botânico, Brasília – DF, 71680-349

    Tel (61) 3551-7772

    De segunda à sábado das 09:00 às 19:00 horas.

    BENDITO GRÃO – ATACADO  (TRADICIONAL MONACO IMPORT)

    Rua Professor Eurípedes Simões de Paula, 174, Brás – São Paulo – SP

    Tel +55 11 3313-4373

    De segunda à sexta das 8:00 às 18:00 horas.

    Vendemos em atacado e em varejo!

    A Bendito Grão envia seus produtos em sacos transparentes lacrados para chegarem frescos e bonitos. Nossos produtos são de primeira qualidade com garantia de satisfação 100%.

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

Adicionar comentário

Comentar