fbpx
Alimentação Saúde

5 Alimentos que ajudam a baixar o colesterol

Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol ruim

Diversos fatores podem elevar os níveis de colesterol ruim no nosso organismo, entre eles estão a alimentação, o sedentarismo e a disposição genética.

Por se tratar de uma alteração que não promove sintomas, na maioria dos casos as pessoas desconhecem que estão com seus níveis de colesterol desequilibrados e só descobrem quando algo muito ruim acontece, como um AVC ou Infarto, ou quando resolvem consultar a própria saúde e colocar os exames em dia.

Em alguns casos, o desiquilíbrio pode ser tão grande que é necessário intervir imediatamente com o tratamento e muitos acabam se questionando se o diagnóstico é mesmo verdadeiro, afinal, nunca tiveram sintomas que sugerissem tal problema.

A verdade é que com altos níveis de colesterol LDL (considerado o colesterol ruim pelos especialistas), mesmo o corpo não oferecendo nenhum sinal ou sintoma do que está acontecendo, a pessoa diagnosticada se torna uma bomba relógio e para que possa melhorar o tratamento deve ser seguido com disciplina.

A mudança de pequenos e importantes hábitos, como a realização de alguns minutos de atividades físicas no dia a dia, tratamento medicamentoso adequado e o auxílio de uma alimentação saudável, são os pontos centrais para a recuperação da saúde e nós trouxemos alguns alimentos que podem te ajudar nesse processo.

Colesterol bom e ruim?! Vamos entender melhor!

Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol ruim

Para desenvolver algumas funções muito importantes, o nosso organismo precisa de um tipo de gordura conhecida como colesterol, e este é dividido em dois tipos:

  • O colesterol HDL: considerado como colesterol bom que age limpando os vasos sanguíneos e impedindo o acúmulo de gordura nas nossas veias.
  • O colesterol LDL: considerado como colesterol ruim, já que este se acumula nos vasos sanguíneos causando entupimentos e impedindo que o sangue circule, causando AVC e Infartos.

Para que você possa entender de forma muito mais fácil, trouxemos um vídeo do Dr. Dráuzio Varella, criado para o “Momento Viva Saúde”, uma parceria entre as Drogarias São Paulo e Pacheco, que deixa muito mais claro as funções do colesterol para o nosso organismo. Acompanhe abaixo:

Agora você já compreende melhor o que é o colesterol e porque ele é dividido e chamado de colesterol ruim e colesterol bom.

Para manter a saúde, é muito importante manter os níveis de colesterol bom e ruim equilibrados. Se restou alguma dúvida converse com o seu médico e mantenha seus exames em dia para ter o controle.

Alimentos que ajudam a diminuir o colesterol ruim

Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol ruim

Como vimos, a alimentação é uma das chaves importantes para recuperar e manter a saúde, ao mesmo passo que também pode controlar os níveis de colesterol em nosso corpo.

O que acontece é que tudo o que comemos ajuda a formar o colesterol bom e o ruim, além também da nossa genética e das variáveis como sedentarismo e estresse. Então, quando temos uma alimentação equilibrada, saudável, temos uma vantagem a mais para o equilíbrio do colesterol, mas quando temos uma alimentação muito saturada de produtos industriais, fastfoods e outros, então estamos dando um passo a mais para maiores quantidades de colesterol ruim no nosso organismo, e abrimos a oportunidade de doenças mais sérias se instalarem.

Para a nossa felicidade, existem diversos alimentos são funcionais que nos ajudam a equilibrar os níveis de colesterol e quando acrescentamos eles em nossa alimentação, temos diversos benefícios além da diminuição do colesterol ruim e elevação do colesterol bom.

Vale lembrar que não adianta nada adicionar esses alimentos nas suas refeições, se você permanecer com a alimentação desajustada, regrada em produtos industrializados e nada saudáveis. Para que a mudança de fato aconteça, é preciso criar hábitos melhores, mudar de verdade a alimentação e um(a) nutricionista pode te ajudar.

Veja abaixo quais são esses alimentos que você pode adicionar as refeições e contar com as funcionalidades de cada um:

  • Aveia: Rica em fibras solúveis e insolúveis, ela promove saciedade e ajuda na absorção do colesterol total, lipídios e triglicerídeos.
  • Linhaça: Rica em ômega 3, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, diminuindo os níveis de colesterol ruim e aumentando os níveis de colesterol bom.
  • Oleaginosas (castanhas, nozes, avelãs e outros): Ricas em antioxidantes, previnem doenças cardiovasculares, pois contém em sua composição a arginina que atua como vasodilatadores.
  • Peixes (principalmente salmão, atum e truta): São fontes de ômega 3, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e reduzem os níveis de colesterol.
  • Frutas cítricas, além de maçãs, uvas e morangos: São frutas ricas em fibra solúvel (pectina) que auxiliam na redução dos níveis de colesterol ruim.

Veja como são alimentos totalmente saudáveis e que nós já conhecemos e consumimos, isso mostra o quanto é possível melhorar a alimentação e manter a saúde, sem causar muito impacto.
Importante salientar que, a quantidade desses alimentos que citamos acima, mesmo se tratando de alimentos saudáveis, deve ser bem administrada, porque não é por serem alimentos saudáveis que devemos adicioná-los na alimentação sem controle algum. Por isso, sempre busque recomendações com o seu médico e nutricionista, pois a cada um cabe uma quantidade exata.

Com uma alimentação melhor, posso descartar os remédios para colesterol?

Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol ruim

Por se tratar de uma doença que não demonstra muitos sintomas, muitas pessoas não levam o colesterol tão a sério quanto deveria.

Se o seu médico receitou remédios para o tratamento na intenção de diminuir o colesterol ruim, você deve manter o tratamento medicamentoso conforme a orientação dada. Os alimentos acima, e muitos outros que você poderá consultar com o(a) nutricionista, ajudam muito no tratamento, mas não significa que devem substituir os remédios.

O que acontece é que com o auxílio dos alimentos e com uma alimentação mais saudável, provavelmente você irá concluir o tratamento com os remédios mais rápido.

Então se você deseja muito melhorar, ter mais saúde e disposição, comece com a mudança de hábitos alimentares.

Escolha mais produtos naturais para a sua alimentação e a da sua família, siga as orientações dadas pelos médicos, exercite-se e veja a mudança nos resultados.

 

Onde comprar Produtos Naturais e outros ingredientes?

Você pode comprar pela internet no nosso site clicando aqui ou em uma de nossas lojas físicas Bendito Grão:

BENDITO GRÃO – ZONA CEREALISTA

Rua Santa Rosa 141-149, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

MOEMA

Avenida Ibijáu 204, Moema – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

BRASÍLIA

Comércio Condomínio solar de Brasília II bloco C LT. 01, loja 01 – Jardim Botânico, Brasília – DF, 71680-349

Telefone 61 3551-7772

 

ATACADO  (TRADICIONAL MONACO IMPORT)

Rua Professor Eurípedes Simões de Paula 174, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

Vendemos em atacado e em varejo!

Quer mais receitas? clique Aqui

Viva leve 💚

Fonte:

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

Adicionar comentário

Comentar