fbpx
Alimentação Saúde

Diferenças entre os alimentos in natura e processados

Você está atrás de dicas para uma vida mais saudável? Com a correria do dia a dia, estamos cada vez mais propensos a ter uma alimentação ruim por falta de tempo e, além disso, também devemos tomar cuidado com o risco de sedentarismo já que com a ajuda da tecnologia temos mais facilidade em adquirir serviços (como fazer compras por um aplicativo, por exemplo). Hoje iremos conversar sobre dicas para uma alimentação saudável, conhecendo melhor as categorias dos alimentos. 

Para uma alimentação saudável o ideal é que a base da dieta seja de alimentos in natura e minimamente processados. A utilização de óleos, sal e açúcar deve ser em pequena quantidade, o uso de alimentos processados deve possuir um limite adequado e alimentos ultraprocessados devem ser evitados. Mas você sabe o que sabe o que significam esses termos? Sabe quais alimentos são encaixados em cada categoria? Hoje explicaremos para você e daremos dicas de receitas saudáveis!

Alimentos in natura

Esses são os alimentos que não sofreram nenhum tipo de alteração, nenhum processo. São obtidos da terra, se encaixam nessa categoria: frutas, legumes, verduras, ovos, carnes, peixes.

Alimentos minimamente processados

Esses alimentos sofreram algum tipo de processo mas que não envolvam agregação de substâncias ao alimento original, como limpeza, moagem e pasteurização. Alimentos que se encaixam nessa categoria são: cereais, leguminosas, cogumelos, frutas secas, oleaginosas, farinhas e massas frescas.

Alimentos processados

São aqueles fabricados pela indústria onde se adicionam sal, açúcar ou outros produtos que torne o alimento mais durável, palatável e atraente. São os casos de conservas em salmoura (como palmito, picles, cenoura), compotas de frutas, carnes defumadas, sardinha e atum em latas, queijos, pães.

Alimentos ultraprocessados

São formulações que possuem pouco ou nada do alimento inteiro, adicionado de aditivos alimentares, como: salsichas, nuggets, biscoitos, sorvetes, misturas para bolos, macarrão instantâneo, salgadinhos, entre outros.

Os alimentos ultraprocessados são ricos em açúcares, gordura, sódio e ainda possuem aditivos alimentares que servem para realçar o sabor dos alimentos, deixando mais atrativo. O grande mal dos excessos desses componentes são as consequências à saúde que eles podem nos trazer: maior risco de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e câncer. Além disso, esses alimentos são pobres em fibras, vitaminas e minerais que ajudam no aparecimento dessas doenças. 

Receita: salada de mix de leguminosas

Já que para uma alimentação saudável possui como base alimentos in natura e minimamente processados, te ensinaremos hoje a fazer uma receita de salada de leguminosas, rica em proteínas, vitaminas e minerais! Como acompanhamento prefira legumes e vegetais crus ou assados, algum cereal como o arroz e para beber suco natural de fruta (adicione pouco ou nada de açúcar).

Ingredientes

  • 2 dentes de alho crus
  • 2 colheres (sopa) azeite de oliva
  • 1 unidade média de cebola crua
  • 2 colheres (sopa) de cebolinha
  • 2 colheres (sopa) de coentro
  • 2 conchas cheias de feijão branco cozido
  • 2 conchas cheias de feijão fradinho cozido
  • 2 conchas cheias de feijão preto cozido
  • 2 conchas cheias de grão de bico cozido
  • ½ unidade média de pimentão amarelo cozido
  • ½ unidade média de pimentão vermelho cozido
  • 1 pitada de sal 
  • Suco de 1 unidade de limão
  • 1 unidade média de tomate cru

Modo de preparo

Em uma travessa, misture bem todos os ingredientes. Depois, leve à geladeira por cerca de 20 minutos e então sirva.

Conheça o nosso site clicando aqui ou em uma de nossas lojas físicas Bendito Grão:

BENDITO GRÃO – ZONA CEREALISTA

Rua Santa Rosa, 141 – Brás São Paulo SP

Tel +55 11 3313-4373

BENDITO GRÃO – MOEMA

Avenida Ibijáu, 204 – Moema São Paulo SP

Tel +55 11 3313-4373

BENDITO GRÃO – BRASÍLIA

Comércio Condomínio solar de Brasília II bloco C LT. 01, loja 01 – Jardim Botânico, Brasília – DF, 71680-349

Tel (61) 3551-7772

BENDITO GRÃO – ATACADO  (TRADICIONAL MONACO IMPORT)

Rua Professor Eurípedes Simões de Paula, 174, Brás – São Paulo – SP

Tel +55 11 3313-4373

Vendemos em atacado e em varejo!

A Bendito Grão envia seus produtos em sacos transparentes lacrados para chegarem frescos e bonitos. Nossos produtos são de primeira qualidade com garantia de satisfação 100%.

 

Quer mais receitas? clique Aqui

Viva leve 💚

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

Adicionar comentário

Comentar