fbpx
Alimentação

Farinha de Maracujá – Nutrientes, benefícios e recomendações de consumo

Benefícios da farinha de maracujá

Quantas vezes você utilizou o maracujá para uma receita especial ou mesmo para fazer aquele suco maravilhoso e jogou a casca da fruta fora sem saber da sua rica fonte de nutrientes?

Mais durinha e resistente que a polpa, a casca contém a maior parte dos benefícios do fruto, e era, na maioria das vezes, descartada, desperdiçando a oportunidade de enriquecer ainda mais a nossa alimentação, trazer mais nutrientes para o nosso organismo e ainda auxiliar no controle e tratamento de algumas doenças.

Com estudos que foram se intensificando desde 1998, especialistas descobriram que transformar a casca em farinha era uma ótima oportunidade para consumir os nutrientes de uma forma natural, ao mesmo tempo que preservava os benefícios que são tão grandes para quem busca uma vida mais saudável.

Ficou curiosa(o)? Veja abaixo como a farinha de maracujá pode te ajudar.

Nutrientes presentes na farinha de maracujá

Existem diversas espécies de maracujás, mas o mais utilizado para fazer a farinha é o maracujá azedo ou amarelo (nome científico: P. edulis fo. Flavicarpa), isso porque é o mais cultivado e comercializado no Brasil, devido a qualidade de seus frutos.

O fruto contém a presença de várias substâncias benéficas para o nosso organismo e por isso tem sido tratado como um alimento funcional pela maioria dos nutricionistas. Reconhecido como uma rica fonte de fibras, contém também proteínas, carboidratos, cálcio, ferro, magnésio, vitamina C, potássio, lipídeos, entre tantos outros que se mantém mesmo na versão em farinha. Confira a tabela:

Benefícios da farinha de maracujá

Tabela presente no estudo: Maracujá – um alimento funcional?

Benefícios da farinha de maracujá

Muitos estudos comprovam diversos benefícios após o consumo equilibrado da farinha, entre a maioria estão:

1# Sensação de saciedade – auxilia no emagrecimento

Benefícios da farinha de maracujá

Um dos diferenciais da farinha de maracujá vem do fato de que o próprio fruto é conhecido por sua grande quantidade de fibra, entre todas as frutas é uma das que mais possui.

A farinha de maracujá contém essa alta concentração de pectina (uma fibra solúvel) que ao ser consumida ajuda a dar mais saciedade, pois quando chega ao estômago, ela se transforma em um gel e diminui a velocidade de absorção dos alimentos, isso faz nos sentirmos saciados por mais tempo, diminuindo a fome.

Para quem deseja emagrecer, esse é um ótimo “recurso”, porque permite sentir menos fome entre as refeições, diminuindo as “escapadas” da dieta.

2# Controla os níveis de Colesterol

Benefícios da farinha de maracujá

Pela mesma ação da fibra solúvel pectina, os estudos apontam também que a farinha de maracujá auxilia na diminuição do colesterol ruim (aquele que se prende nas paredes das veias e artérias e causa complicações), pois, de uma forma bem simples de exemplificação: a fibra se liga ao colesterol permitindo a sua eliminação e evitando o acúmulo.

Para quem apresenta colesterol alto, pode ser uma ótima complementação do tratamento. Converse com o seu nutricionista e peça orientação sobre a quantidade correta para o consumo.

3# Controla os níveis de glicemia no sangue

Benefícios da farinha de maracujá

Assim como pessoas com diabetes do tipo 2 podem aproveitar dos benefícios oferecidos pela farinha de maracujá e da sua alta concentração de pectina, que auxilia na diminuição da resistência à insulina, pessoas que buscam uma alimentação mais saudável e desejam prevenir a doença, também podem aproveitar dos benefícios da farinha.

Ao consumir a farinha de maracujá nas refeições, a fibra pectina age retardando a liberação de glicose na corrente sanguínea, diminuindo a quantidade de insulina liberada pelo nosso organismo.

Então se você tem histórico de diabetes na família, ou mesmo se já possui a doença, pode contar com o auxílio da farinha para equilibrar, controlar e até mesmo prevenir a diabetes.

4#Ajuda no funcionamento do intestino

Benefícios da farinha de maracujá

Além de todos os nutrientes, vitaminas e minerais presentes na farinha de maracujá, o que mais se destaca e ajuda na prevenção de doenças é sua alta concentração de fibra, como vimos nos tópicos acima.

Essa concentração também ajuda no funcionamento do intestino, visto que a fibra solúvel não é absorvida pelo nosso organismo, ou seja, no mesmo momento que a fibra retém o colesterol ruim e a diminuição da liberação de insulina, ela também chega até o intestino com maior facilidade, criando conteúdo para o bolo fecal e ajudando as bactérias benéficas que temos no nosso intestino a melhorar o processo de digestão.

Como consumir a farinha de maracujá

Benefícios da farinha de maracujá

A farinha de maracujá, como dissemos no início do artigo, é feita a partir da casca da fruta. Para consumir é possível utilizá-la de uma forma muito semelhante a aveia, adicionando nas refeições.

É importante salientar que a farinha de maracujá, para melhores resultados e benefícios, deve ser consumida in natura, ou seja, sem adição de outros produtos em sua composição.

Assim como todo alimento, o consumo deve ser equilibrado e o mais recomendado é que o nutricionista lhe informe qual a quantidade correta para consumir, mas no geral, é possível adicionar a farinha de maracujá em:

  • Sucos (adicionando uma colher de chá);
  • Iogurtes;
  • Salpicar uma pequena quantidade por cima das refeições;
  • Adicionar durante o preparo das refeições, como no preparo de feijão, sopas, carnes e outras.

Pode adicionar a farinha sem medo, porque ela não acrescenta sabor aos alimentos e geralmente é consumida sem notar nenhuma diferença, principalmente quando a quantidade é pouca, como é recomendado.

Como cada pessoa tem um hábito de vida e de alimentação, um nutricionista pode te informar qual a quantidade correta para o consumo, já que ele irá avaliar o seu contexto geral.

Onde comprar Farinha de Maracujá e outros ingredientes?

A farinha de maracujá é comumente encontrada em lojas de produtos naturais e empórios, como a Bendito Grão.

Se custo é bem baixo, semelhante ao preço da farinha de aveia e com muito mais benefícios para a saúde.

Algumas pessoas também conseguem fazer a farinha em casa, utilizando as cascas do maracujá, mas o processo geralmente costuma ser um pouco mais demorado, então para quem gosta de praticidade, vale mais a pena comprar o produto pronto.

Confira a receita com o passo a passo de como fazer a farinha em casa.

E você já conhecia os benefícios da farinha de maracujá? Compartilhe com a gente quais foram as suas experiências.

 

Você pode comprar pela internet no nosso site clicando aqui ou em uma de nossas lojas físicas Bendito Grão:

BENDITO GRÃO – ZONA CEREALISTA

Rua Santa Rosa 141-149, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

MOEMA

Avenida Ibijáu 204, Moema – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

BRASÍLIA

Comércio Condomínio solar de Brasília II bloco C LT. 01, loja 01 – Jardim Botânico, Brasília – DF, 71680-349

Telefone 61 3551-7772

 

ATACADO  (TRADICIONAL MONACO IMPORT)

Rua Professor Eurípedes Simões de Paula 174, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

Vendemos em atacado e em varejo!

Quer mais receitas? clique Aqui

Viva leve 💚

 

Fonte:

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

1 comentário

Comentar