Siga no Instagram

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Dicas por email

Insira seu melhor email, nunca enviaremos spans.



Alimentação

Ginseng – Benefícios para a saúde, efeitos colaterais e onde comprar

Benefícios e efeitos colaterais do Ginseng

Provavelmente você já ouviu falar no Ginseng, uma raiz utilizada na medicina chinesa que ganhou adeptos praticamente no mundo todo e hoje tem auxiliado pessoas em diversas problemas de saúde.

São várias espécies diferentes, mas a mais utilizada é a de nome Panax Ginseng que pode atuar em diversos fins, tratamentos e sintomas, o que a torna tão especial e procurada.

De acordo com estudos mais recentes, seu consumo pode trazer desde mais energia para o dia a dia, até melhoras para a saúde do coração, entre muitos outros que listamos ao decorrer do artigo.

Mesmo com tantos benefícios, o Ginseng deve ser consumido moderadamente, e em situações específicas, pois ao contrário pode trazer alguns efeitos colaterais. Por isso, é importante que você leia todas as informações abaixo antes de introduzir o Ginseng no seu dia a dia, acompanhe.

Quais os benefícios do Ginseng para a saúde?

Benefícios e efeitos colaterais do Ginseng

Conhecida como a “raiz da cura” ou “raiz da vida longa“, em lugares como na Coréia do Sul, o Ginseng é consumido diariamente em pequenas quantidades. Os coreanos que possuem o hábito há milhares de anos, apontam como resultados do consumo da planta: uma boa saúde, disposição mesmo na 3ª idade e corpo saudável.

Estudado já há muitos anos em diversos países, o Ginseng é apontado por promover muitos benefícios para a saúde, entre eles, o consumo dessa raiz que muito se assemelha ao gengibre, pode:

  • Agir como um estimulante, diminuindo a fadiga e o cansaço e promovendo bem estar;
  • Combate a sonolência e cansaço, principalmente para quem se sente desanimado no dia a dia;
  • Auxilia no combate ao estresse, pois diminui o cortisol;
  • Regula a pressão arterial e auxilia na circulação sanguínea;
  • É rico em antioxidantes e atualmente tem sido estudado para a prevenção de câncer;
  • Tem ação imunoestimulante, ótimo para o combate da gripe em idosos;
  • Tem ação anti-inflamatória;
  • Auxilia na concentração e na memória;
  • Rico em vitaminas do complexo B;
  • Diminuição dos níveis de colesterol ruim e elevação dos níveis de colesterol bom.

Com tantos benefícios, a primeiro momento tudo que desejamos é buscar o local mais próximo que venda o Ginseng para iniciarmos o consumo, mas para isso é preciso que antes você tome nota sobre alguns pontos importantes.

Recomendações para o uso e efeitos colaterais

Benefícios e efeitos colaterais do Ginseng

Mesmo sendo uma raiz que tem promovido mais saúde para quem a consome, o Ginseng deve ser administrado de forma correta, na quantidade certa e por determinado tempo, sem exageros.

De acordo com alguns nutricionistas, a raiz deve ser consumida por um determinado tempo que varia entre um mês e meio a dois meses, com uma pausa após esse período caso tenha a necessidade de voltar a usá-lo posteriormente.

No dia a dia, a quantidade não pode passar 10 gramas, pois notou-se que o uso moderado tende a fornecer mais e melhores benefícios do que com o uso excessivo.

Em alguns estudos que avaliaram a quantidade de consumo e os seus efeitos, foi analisado que em grandes quantidades consumidas, ou por grande período de tempo sem pausas, o Ginseng pode causar efeitos colaterais como: nervosismo, hipertensão, insônia, coagulação no sangue, erupções na pele, entre outros.

Devido essas alterações, é muito importante que antes de sair consumindo o Ginseng, você possa se consultar com um nutricionista para orientação quanto a melhor quantidade e período de tempo para o seu objetivo.

Como cada organismo tem suas próprias necessidades, uma pessoa que busque pela raiz apenas para auxiliar no ânimo e energia, provavelmente contará com quantidades diferentes daquele que busca diminuir o colesterol.

Entre as recomendações mais comuns, está também a interação do Ginseng com outros medicamentos, é muito importante consultar-se com o médico para que ele também avalie se é possível interagir a raiz com os medicamentos que a pessoa já utiliza, pois em alguns casos pode ocorrer reações.

Onde encontrar Ginseng?

Benefícios e efeitos colaterais do Ginseng

O Ginseng é facilmente encontrado em empórios e lojas de produtos naturais, tanto físicas quanto online, e você pode encontrá-lo em diversos formatos como: em pó, chá, raiz seca e cápsulas de suplementação.

No formato em pó, o mais fácil de ser encontrado, você pode acrescentar a quantidade recomendada em uma das principais refeições.

Nós da Bendito Grão trabalhamos com a versão em pó do Ginseng, tanto em nossa loja online quanto na física.

Converse com o seu nutricionista e veja quais são as melhores formas de adicioná-lo no seu dia a dia, assim como também, orientações mais específicas sobre o consumo e como iniciar o tratamento com o Ginseng.

Na maioria dos casos, com pouco tempo de tratamento, já é possível ver resultados significativos, não tendo mais a necessidade de prolongar o consumo a raiz. Por isso é importante seguir com o acompanhamento de um profissional, de forma que você possa acompanhar seus resultados.

Fontes:

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

Adicionar comentário

Comentar