fbpx
Alimentação Oleaginosas Saúde

Receita e benefícios do amendoim

O amendoim (Arachis hypogaea) é considerado uma leguminosa assim como o feijão e a soja por ser um grão produzido em vagens. Apesar disso, ele possui características e benefícios parecidos com oleaginosas. Rico em proteínas, gorduras (monoinsaturadas e poliinsaturadas, principalmente), potássio, zinco, vitaminas B6 e B3, veremos alguns benefícios a seguir:

Benefícios do amendoim

  • Ótima fonte de gorduras boas: Como já falamos anteriormente em alguns posts, as gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas ajudem a diminuir o colesterol ruim do sangue evitando o surgimento de doenças cardiovasculares. Porém, o amendoim possui pequenas quantidades de gorduras saturadas, então devemos consumir com moderação. 
  • Ajuda a prevenir diabetes e obesidade: Segundo uma pesquisa da USP, a pele do amendoim pode ajudar inibindo enzimas ligadas à absorção de carboidratos e gorduras, agindo também como antioxidante. Por consequência da menor absorção de açúcares e gordura, ajuda na prevenção dessas doenças.
  • Menor risco de desenvolver doença da vesícula biliar: Esse estudo mostra análises comprovando que o consumo frequente de amendoim está associado a prevenção de doenças na vesícula biliar(inflamação, diminuição do fluxo ou pedra na vesícula). Em outro estudo, a prevenção é focada em mulheres.

Como consumir o amendoim?

No nosso país o amendoim é encontrado de diversas formas por ter um valor acessível. Encontramos na forma salgada em petiscos mas principalmente em doces como paçoca, pé de moleque, bolos, com chocolate, doces de festa e em pasta de amendoim, como na receita a seguir:

Receita de pasta de amendoim 

Ingredientes: 

Modo de preparo:

Triture os amendoins em um liquidificador ou triturador de alimentos até virar uma farofa. Adicione o sal, metade do açúcar e 6 colheres de sopa de óleo, misture com a colher e ligue o liquidificador novamente. Aos poucos, adicione o restante do amendoim enquanto o equipamento está batendo os ingredientes. Em seguida, o restante do açúcar. Adicione mais óleo para que a massa consiga ser processada no liquidificador, tomando cuidado para não ficar muito oleoso, pare e misture com a colher de vez em quando e está pronto.

Tabela nutricional do amendoim cru com pele

Informação nutricional
Quantidade por porção: 15g
  % VD(*)
Calorias (Kcal) 92 Kcal 4,61 %
Carboidratos 2,37 g 0,79 %
Proteínas 3,93 g 1,31 %
Gorduras Totais 7,44 g 13,53 %
Gordura Saturada 1,15 g 5,21 %
Gordura Trans 0 g N/A
Fibra alimentar 0,95 g 3,8 %
Sódio 0 mg 0 %
*Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 Kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo de suas necessidades energéticas.

Onde comprar e encontrar amendoim? 

Você pode comprar pela internet no nosso site clicando aqui ou em uma de nossas lojas físicas Bendito Grão:

BENDITO GRÃO – ZONA CEREALISTA I

Rua Santa Rosa 141-149, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

BENDITO GRÃO – MOEMA

Avenida Ibijáu 204 , Moema – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

BENDITO GRÃO – BRASÍLIA

Comércio Condomínio solar de Brasília II bloco C LT. 01, loja 01 – Jardim Botânico, Brasília – DF, 71680-349

Telefone 61 3551-7772

 

BENDITO GRÃO – ATACADO  (TRADICIONAL MONACO IMPORT)

Rua Professor Eurípedes Simões de Paula, 174, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

Vendemos em atacado e em varejo!

 

Quer mais receitas e informações? clique Aqui

Viva leve 💚

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

Adicionar comentário

Comentar