Alimentação Receitas

3 receitas fáceis e saborosas de pão Low Carb

receitas de pão low carb

A cada dia novas dietas e soluções aparecem e atraem grande atenção das pessoas que buscam por alternativas para alcançar seus objetivos com a saúde. Recentemente, a dieta Low Carb foi uma das que se destacou.

Com o intuito de ajudar no emagrecimento e no controle de algumas doenças, a dieta Low Carb traz pontos que necessitam de atenção e acompanhamento, assim como também benefícios mensuráveis e estudados ao longo do tempo, além de compartilhar opções bem saudáveis para o dia a dia.

Antes de compartilharmos algumas receitas saborosas para você incluir no seu dia a dia, vamos primeiro entender um pouco mais sobre a dieta Low Carb. Confira abaixo:

O que é Low Carb?

receitas de pão low carb

Se você nunca ouviu falar sobre a dieta Low Carb ou tem dúvidas sobre como de fato funciona, saiba que o seu principal intuito é diminuir os carboidratos da alimentação.

De acordo com estudos, grande parte da nossa alimentação está voltada para alimentos ricos em carboidratos, e não que isso seja ruim, até porque tudo depende da fonte desse carboidrato.

Quando falamos sobre alimentos naturais, orgânicos, as fontes de carboidrato são melhores, mais ricas, diferente de quando consumimos somente opções refinadas, como o açúcar branco ou a farinha de trigo branca ou opções industrializadas, que não agregam muito em valor nutricional ao nosso organismo.

A dieta low carb compartilha a ideia de parar de consumir carboidratos industrializados e diminuir o consumo dos carboidratos naturais, prevalecendo na dieta os itens com maior taxa de proteínas e gorduras.

Benefícios do Low Carb

De acordo com o estudo A dieta da Moda Low Carb: Uma revisão os autores pontuaram que optar pela dieta Low Carb pode:

  • Ajudar a controlar a diabetes, já que auxilia no controle glicêmico e na resistência à insulina;
  • Promove maior saciedade, visto que se consome mais proteínas e gorduras;
  • Ajuda na perda de peso, pois com o aumento da saciedade, diminui a sensação de fome entre as refeições;
  • É recomendado para o combate a epilepsia e para mulheres com ovário policístico.

Contra indicações

De acordo com o mesmo estudo, com o aumento do consumo de proteínas e gorduras, pessoas que passaram a ter uma dieta Low Carb apresentaram aumento nos níveis de colesterol total, tanto em relação ao colesterol HDL (colesterol bom), quanto ao colesterol LDL (colesterol ruim), por isso é importantíssimo estar em contato com o seu médico ou nutricionista para que este recomende a melhor opção para as suas necessidades, principalmente se você já apresenta colesterol alto.

Outra coisa que vale lembrar é que, quando mudamos algo em nossa alimentação, sem o aconselhamento de um especialista que possa levar em conta as necessidades do nosso organismo e saúde, podemos sentir variações como queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, mudança no humor, entre outras coisas.

Retirar drasticamente o carboidrato da alimentação, pode causar alguns resultados como os citamos acima.

Pontos que valem ser lembrados

É sempre muito importante, como citamos acima, a necessidade de consultar o seu nutricionista para a introdução ou mudança na alimentação, para que este informe as melhores medidas e quantidade correta de consumo para os seus objetivos e necessidades.

Como a intenção da dieta Low Carb é de, principalmente, diminuir o consumo de alimentos industrializados e de carboidratos de uma forma geral, acrescentar algumas de suas receitas pode ser interessante para quem deseja tornar a alimentação mais saudável.

Como por exemplo, pessoas que desejam retirar o consumo do pão no dia a dia para aproveitar de opções mais saudáveis, podem aproveitar algumas das receitas de pão low carb que comumente possuem substituições de farinhas e ingredientes que tornam a receita mais orgânica, como as opções que trouxemos abaixo.

Pessoas que desejam diminuir o consumo de alimentos com glúten, pessoas que desejam diminuir o consumo de farinhas e açúcares refinados e pessoas que desejam controlar diabetes ou o peso, também podem se beneficiar com as opções low carb.

Agora que tudo foi esclarecido, vamos então as opções de receitas que separamos para você experimentar?!

Receitas de pão Low Carb

receitas de pão low carb

Para que você possa experimentar e ter opções saudáveis e simples de fazer em casa, separamos abaixo três opções de receitas de pão Low Carb.

São opções saborosas e com ingredientes de fácil acesso que você pode comprar em Lojas de alimentos naturais ou Empórios online como a Bendito Grão, que entrega produtos de excelente qualidade para todo o Brasil.

Pão Low Carb de Frigideira (sem glúten, sem lactose e sem soja)

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de farinha de aveia sem glúten
  • 1 colher de sobra de farinha de amêndoas ou castanha
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de sementes de chia
  • Temperos a gosto

Modo de preparo

  • Em uma tigela pequena, misture o ovo com as farinhas até ficar homogêneo.
  • Acrescente os temperos de sua preferência e misture mais um pouco.
  • Despeje a massa em uma frigideira pequena, antiaderente de preferência.
  • Leve ao fogo baixo e tampe.
  • Cozinhe por alguns minutos até que a massa fique firme e então vire do outro lado.

Espere dourar e está pronto!

Você pode finalizar e passar um requeijão light ou manteiga, mas lembre-se, dê preferência a opções saudáveis e naturais.

Rende uma porção, para mais, dobre a receita.

Pão Low Carb de liquidificador

Ingredientes

Modo de fazer

  • Acrescente os ingredientes no liquidificador conforme a ordem da lista e bata aos poucos.
  • Após, unte e enfarinhe uma forma de pão e coloque a massa.
  • No forno pré-aquecido, asse a 180C por 40 minutos aproximadamente.

Pão Low Carb simples com apenas 2 ingredientes

Ingredientes

Modo de fazer

  • Com a ajuda de um garfo, bata o ovo até ficar homogêneo e espumoso.
  • Acrescente a farinha de coco até formar uma massinha.
  • Leve ao micro-ondas por 30 segundos apenas para deixar a massa consistente.
  • Após, leve a massa crua ao grill ou frigideira antiaderente e deixe dourar dos dois lados.
  • Rende uma porção, para mais, dobre os ingredientes.

Experimente as opções e depois compartilhe com a gente de qual você gostou mais!

Fonte

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

1 comentário

Comentar