fbpx
Receitas

10 receitas de pães para todos os gostos!

Nesse post iremos te ensinar diversas receitas de pães! Temos receitas para todos os tipos de pessoas: com e sem glúten, com e sem lactose, vegano, low carb… E também simples e mais elaboradas. Veja qual mais se adequa ao seu gosto e dia a dia e aproveite 🙂


Obs: As descrições de restrições alimentares encontram-se abaixo do título de cada receita.

  1. Pão integral simples e fácil
  2. Pão integral com farinha de grão de bico
  3. Pão de amêndoas, coco e maçã
  4. Pão integral com castanha do pará
  5. Pão integral de microondas
  6. Pão integral multigrãos
  7. Pão preto australiano
  8. Pão integral de cerveja preta com especiarias
  9. Pão de milho
  10. Pão de leite fofo

1. Pão integral simples e fácil

Vegano
Contém glúten
Não contém lactose

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Primeiro, dissolva o fermento na água. Acrescente todos os outros ingredientes (você pode separar um pouco de gergelim e sementes para polvilhar depois ou acrescentar tudo agora), misture e amasse tudo por 2 minutos até obter uma massa consistente que grude um pouco.
  2. Coloque a massa em um recipiente untado e cubra com um pano. Deixe descansar por uma hora para a massa crescer (dica: se colocar a massa no Sol esse processo é mais rápido).
  3. Depois desse tempo, pegue a massa e volte a amassar em uma superfície untada para que ela entre em contato com o ar. Agora, modele a massa do jeito que preferir e faça alguns cortes com a faca para que o pão fique crocante.
  4. Coloque-a em uma grelha ou tabuleiro de forno com papel manteiga (dica: não amasse muito a massa após descansar para o pão não ficar duro).
  5. Leve para assar em forno pré aquecido a 180ºC de 30 a 40 minutos ou até dourar. (Dica: para conseguir um pão macio por dentro e crocante por fora, coloque um tabuleiro com água por baixo do pão no forno para ajudar a criar umidade).

 

2. Pão integral com farinha de grão de bico

Contém lactose (mas você pode alterar o leite ou bebida vegetal à sua escolha)
Não contém glúten

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Para atingir consistência adequada siga os mesmos truques da primeira receita.
  2. Em uma batedeira, adicione os ovos, azeite, vinagre, açúcar mascavo, fermento e o leite. Bata tudo até obter uma massa homogênea. Em seguida, adicione os ingredientes secos um a um (menos o gergelim e sementes que quiser polvilhar).
  3. Deixe descansar por uma hora em um recipiente untado com um pano em cima. Adicione o gergelim e sementes para polvilhar e asse em um forno pré aquecido a 190ºC por aproximadamente 30 minutos ou até que o pão esteja dourado.

 

3. Pão de amêndoas, coco e maçã

Não contém glúten
Não contém lactose

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Em um liquidificador, bata as maçãs, os ovos e o açúcar até obter um creme homogêneo.
  2. Em um recipiente, misture os outros ingredientes, adicione a massa de maçãs, ovos e açúcar e misture bem.
  3. Despeje em uma forma untada e leve ao forno pré aquecido a 190ºC  por aproximadamente 20 minutos ou até dourar.

 

4. Pão integral com castanha do pará

Vegano
Contém glúten
Não contém lactose

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Em um recipiente, adicione a farinha, a aveia, o açúcar, o sal, a linhaça, o azeite, o vinagre e o fermento biológico em pó e misture até ficar homogêneo. Em seguida, adicione a água morna aos poucos até que a massa fique macia mas sem grudar nas mãos.
  2. Sova bem a massa por mais ou menos um minuto, adicione as castanhas do pará e as sementes de girassol e transfira para uma forma de bolo inglês (25 x 9 x 7 cm) untada com azeite e farinha.
  3. Deixe descansar por 30 minutos para que a massa cresça. Pincele com azeite e cubra com aveia em flocos laminados (ou gergelim ou linhaça).
  4. Leve para o forno pré aquecido a 180ºC por certa de 40 minutos ou até dourar.
  5. Retire do forno, espere 10 minutos para desenformar e sirva.

 

5. Pão integral de microondas

Contém glúten
Contém lactose (ou você pode trocar por água como a receita sugere)

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Junte todos os ingredientes em uma vasilha e misture bem.
  2. Coloque a massa em uma pequena travessa e leve ao microondas na potência alta por aproximadamente 2 minutos e meio.
  3. Depois de retirar do microondas, você pode cortar ao meio e dourar ambos os lados em uma frigideira.

6. Pão integral multigrãos

Vegano
Contém glúten
Não contém lactose

Ingredientes do pão

Ingredientes para decorar

  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 2 colheres de sopa de melado de cana ou glucose de milho
  • 1 colher de sopa de shoyu
  • 1 colher de sopa de água
  • Sementes a gosto para decorar

Modo de preparo

  1. Misture com a ajuda de uma batedeira com o acessório de gancho o açúcar, o fermento e a água. Em velocidade baixa, acrescente a farinha de trigo, o óleo, a aveia e o sal. Quando começar a formar uma bola de massa, aumente a velocidade para média, e bata de 3 a 5 minutos até formar uma massa mais uniforme. Lembrando que se não tiver o acessório de gancho na batedeira você pode sovar a massa com as mãos nesse momento. A massa deve ficar macia e grudar um pouco nas mãos, isso faz com que o pão não fique seco. Adicione as sementes e misture mais um pouco.
  2. Forme uma bola com a massa, deixe em uma tigela grande untada com óleo e tampe com um pano ou plástico por aproximadamente 1 hora em local quente, até a massa dobrar de tamanho.
  3. Depois de crescer, coloque a massa em uma superfície levemente untada com farinha, pressione com os dedos para entrar em contato com o ar e deixe a massa no formato de pão.
  4. Depois, coloque em uma forma para pão untada com óleo e farinha e deixe crescer novamente por aproximadamente 40 minutos.
  5. Agora, misture todos os ingredientes molhados da decoração do pão e pincele com delicadeza para a massa não abaixar. Salpique as sementes e em forno pré aquecido a 180ºC deixe o seu pão por aproximadamente 30-40 minutos ou até que o pão esteja dourado.

 

7. Pão preto australiano

Contém glúten
Não contém lactose

Ingredientes

Modo de preparo

  1. O preparo dessa receita é manual.
  2. Depois de misturar todos os ingredientes secos em uma bacia (farinha de trigo, trigo integral, centeio, cacau, açúcar e sal) e despeje em uma superfície plana.
  3. Abra um buraco no meio (como se fosse um vulcão) e despeje um pouco de água morna. Misture e repita esse mesmo processo até acabar a água – pode ser que sobre água, é normal. Depois, misture o mel, a manteiga e o fermento. Por fim, a massa deverá ficar uniforme e macia (mais para mole.
  4. No caso desse pão, quanto mais mole a massa, apresentando dificuldade para enrolar, maior a probabilidade dele ficar bom – leve e macio).
  5. Deixe a massa descansar por cerca de uma hora em um ambiente quente com um pano ou uma bacia por cima.
  6. Depois desse tempo, modele os pães do jeito que preferir.
  7. Essa massa rende 4 pães para forma comum de pão ou você pode fazer porções menores 15 pães menores com cerca de 20 x 5 cm. Para impedir que a massa grude nas mãos e no rolo, polvilhe fubá sempre que necessário.
  8. Após enrolados, coloque os 4 pães em suas formas ou os 15 pães em duas assadeiras untadas e enfarinhadas, cubra com um pano e deixe descansar por mais uma hora.
  9. Depois, leve as formas em forno pré aquecido a 180ºC por aproximadamente 30-40 minutos ou até que estejam douradinhos.

8. Pão integral de cerveja preta e especiarias

Vegano
Contém glúten
Não contém lactose
Ingredientes:

Modo de preparo 

  1. Adicione todos os ingredientes secos em uma bacia grande. Faça um buraco no centro, como um vulcão, e adicione o óleo e a cerveja aos poucos, misture com as mãos até formar uma massa homogênea. Forme uma bola, coloque a massa sobre uma bancada enfarinhada e sove por aproximadamente 15 minutos. Se necessário, adicione um pouco de farinha para evitar que grude muito.
  2. Depois, coloque a massa em uma bacia grande e cubra com plástico filme ou um pano e deixe-a crescer por aproximadamente 1h30 ou até que a massa dobre de tamanho. O tempo pode variar de acordo com a temperatura ambiente, deixe em um local quente para acelerar o processo.
  3. Coloque a massa na bancada novamente e mexa para a mesma entrar em contato com o ar.
  4. Em seguida, modele o pão grande ou divida em duas partes, coloque na forma e deixe descansar por mais 30 minutos.
  5. Leve ao forno pré aquecido a 200ºC por aproximadamente 35 minutos ou até que o pão esteja dourado.

 

9. Pão de milho

Contém glúten
Contém lactose

Ingredientes

  • 5g de fermento biológico seco (meio pacote)
  • 3 colheres de sopa de açúcar demerara
  • 1 xícara de chá de leite morno
  • 2 colheres de café de sal
  • 1 ovo grande
  • 1/2 xícara de chá de óleo
  • 1 e 1/2 xícara de fubá
  • Farinha o quanto bastante (aproximadamente 3 xícaras)

Modo de preparo

  1. Em uma tigela grande, misture o açúcar, o fermento e o leite morno com a ajuda de um garfo. Deixe descansar por aproximadamente 10 minutos ou até que forme uma espuma por cima.
  2. Adicione o sal, o óleo, o ovo e o fubá até ficar homogêneo. Adicione a farinha aos poucos e misture com as mãos até a massa desgrudar dos dedos.
  3. Sove a massa na própria tigela ou em uma bancada plana e enfarinhada até que ela fique lisa e macia. Polvilhe um pouco de farinha por cima, tampe a massa com um pano ou plástico filme e deixe a massa descansar por aproximadamente uma hora ou até que a massa dobre de tamanho.
  4. Depois disso, pegue a massa e mexa um pouco para que entre em contato com o ar.
  5. Em uma assadeira média ou de bolo inglês intermediário unte com óleo e farinha. Adicione a massa na forma e deixe-a descansar novamente até que ela dobre de tamanho.
  6. Coloque a forma no forno pré aquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos ou até que o pão esteja dourado.

10. Pão de leite fofo

Contém glúten
Contém lactose

Ingredientes

  • 1 kg de farinha de trigo comum
  • 6 colheres de sopa de açúcar demerara
  • 1 pitada de sal
  • 20g de fermento biológico seco (2 sachês de 10g cada)
  • 3 ovos
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 450 ml de leite morno
  • 1 ovo batido (para pincelar)

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar e o sal. Depois, adicione o fermento e misture novamente. Acrescente os ovos, a manteiga e o leite morno e misture com a ajuda das mãos.
  2. Em seguida, transfira para uma superfície plana e sove por aproximadamente 10 minutos ou até que a massa fique lisa e homogênea. Faça uma bola, volte a massa para uma tigela e cubra com um pano ou plástico filme para descansar por aproximadamente uma hora ou até que a massa dobre de tamanho.
  3. Agora, divida a massa em tamanhos iguais na quantidade que preferir (essa receita rende em média 30 pãezinhos pequenos). Pegue cada pedaço, abra e faça rolinhos para formar o pão (você pode fazer em rolinhos ou bolinhas).
  4. Coloque os pãezinhos em uma forma untada ou com papel manteiga com certo espaço entre eles para que possam crescer. Após esse processo, cubra os pãezinhos com um pano e deixe descansar por mais 40 minutos ou até dobrarem de tamanho. Agora, pincele o ovo batido em cada pão.
  5. Leve para assar em forno pré aquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos ou até que estejam dourados.

Fonte das receitas:
  1. Tudo receitas
  2. Mundo Boa Forma
  3. Mundo Boa Forma
  4. Receitas Nestlé
  5. Receitaria
  6. Flamboesa
  7. Tudo Gostoso
  8. Mel e Pimenta
  9. Tudo Gostoso
  10. Comidinhas do Chef

Conheça o nosso site clicando aqui ou em uma de nossas lojas físicas Bendito Grão:

BENDITO GRÃO – ZONA CEREALISTA

Rua Santa Rosa, 141 – Brás São Paulo SP

Tel +55 11 3313-4373 dígito 1

BENDITO GRÃO – MOEMA

Avenida Ibijáu, 204 – Moema São Paulo SP

Tel +55 11 3313-4373 dígito 2

BENDITO GRÃO – BRASÍLIA

Comércio Condomínio solar de Brasília II bloco C LT. 01, loja 01 – Jardim Botânico, Brasília – DF, 71680-349

Tel (61) 3551-7772

BENDITO GRÃO – ATACADO  (TRADICIONAL MONACO IMPORT)

Rua Professor Eurípedes Simões de Paula, 174, Brás – São Paulo – SP

Tel +55 11 3313-4373 dígito 3

Vendemos em atacado e em varejo!

A Bendito Grão envia seus produtos em sacos transparentes lacrados para chegarem frescos e bonitos. Nossos produtos são de primeira qualidade com garantia de satisfação 100%.

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

Adicionar comentário

Comentar