fbpx
Alimentação

Arroz preto, integral ou branco – Qual a diferença? Qual escolher?

Benefícios do arroz branco, preto e integral

Ao ir até um supermercado ou em um hortifruti, é cada vez mais comum encontrar diversos tipos de arroz e ficar na dúvida sobre qual opção escolher, afinal de contas, há alguns anos não existiam tantas variedades assim e nem se falava tanto sobre os benefícios de alimentos naturais.

Hoje, pessoas procuram cada vez mais por uma vida saudável, com redução do risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, câncer, diabetes e obesidade, o que faz os estabelecimentos ofertarem produtos dos mais diversos que satisfaçam essas necessidades.

O arroz branco, comum na nossa culinária há anos, ganhou concorrentes com maiores benefícios, como o arroz integral, o arroz preto, entre outras opções. Enquanto isso surge no consumidor a dúvida sobre a melhor opção, custo e benefício.

E agora? Qual escolher?

Para te ajudar, vamos começar comparando os benefícios de cada uma das opções.

Qual a diferença entre o arroz branco, preto e integral?

Considerado um dos cereais mais produzidos e consumidos no mundo, o arroz é caracterizado como um dos principais alimentos para mais da metade da população mundial.

No geral, o arroz é uma excelente fonte de energia para o organismo, devido a sua alta concentração de amido, mas suas variações trazem mais ou menos benefícios, como minerais e vitaminas que auxiliam no cuidado com a saúde e previnem certas doenças. O que vai definir esses benefícios e a quantidade deles é o tipo de arroz que será consumido.

Arroz branco

benefícios do arroz branco

Das opções de arroz, o arroz branco é o que traz menos benefícios, pois em seu processo de polimento, onde tiram sua casca, ele perde suas vitaminas e minerais, restando basicamente o amido com pequenas concentrações de proteínas e lipídios.

Após o polimento, o arroz apresenta praticamente 90% de amido, além de açúcares livres e fibra. Se comparado às outras versões, o arroz branco não se destaca tanto, e por isso mais e mais pessoas têm buscado pelas versões integral e preto para acrescentar à alimentação do dia a dia.

Arroz preto

benefícios do arroz preto

O arroz preto é mais consumido em países como a Itália, Grécia, Estados Unidos, Japão e China. Chegou ao Brasil junto dos costumes de alguns imigrantes e conforme sua popularidade foi crescendo, devido a estudos sobre os seus benefícios, foi ganhando mais espaço nas gôndolas dos supermercados, hortifrutis e lojas de alimentos saudáveis.

Estudos apontam que suas propriedades nutricionais o diferenciam do arroz branco, principalmente em relação a maior concentração de proteínas e compostos fenólicos, que têm sido relacionados a efeitos positivos na saúde.

Seus benefícios para a saúde estão relacionados ao fato de ser rico em antioxidantes que são responsáveis pela prevenção de doenças crônicas como: alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares e diabetes, o que o arroz branco já não fornece.

Arroz integral

benefícios do arroz integral

O arroz integral é a variação não polida do arroz branco, onde todos os benefícios da casca do grão ainda estão presentes no arroz.

O arroz integral tem sido um alimento presente nas refeições de quem busca por uma alimentação mais funcional e inteligente, pois sem o polimento que dá origem ao arroz branco, ele ainda contém os minerais e vitaminas originais do grão, resultando em um alimento mais completo.

Em comparação ao arroz preto, o integral possui pouca concentração de proteínas e lipídeos, mas sua concentração ainda consegue ser maior do que as presentes no arroz branco. Ou seja, ele é uma boa opção para quem deseja alimentos mais saudáveis, mas não tem fácil acesso ou não gosta do arroz preto.

Qual escolher e onde comprar?

Agora, entendendo melhor os benefícios e diferenciais de cada uma das opções, fica muito mais fácil decidir sobre qual arroz escolher para a alimentação de toda a família.

O arroz branco é uma boa opção, mas em comparação aos demais, ele não traz tantos benefícios a saúde, então se puder optar entre o arroz integral ou o negro, sua alimentação ficará muito mais saudável.

É sempre bom lembrar da importância de consultar um nutricionista para descobrir a melhor opção baseando-se nas suas necessidades em relação a saúde, assim como também a quantidade correta do consumo de cada opção de arroz.

Onde encontro o arroz preto ou integral?

Hoje, com a alta de alimentos saudáveis, não é difícil encontrar o arroz integral ou o preto em supermercados, mas para quem gosta de praticidade na hora de comprar, optando pelo melhor preço e quantidades diferenciadas, como a granel, as lojas de alimentos saudáveis como a Bendito Grão oferecem melhores condições.

Fonte: Características químicas e nutricionais do arroz-preto, vermelho e selvagem e comparação por análise estatística multivariada. Universidade de São Paulo, 2013.

Arroz: composições e características nutricionais. Universidade Federal de Santa Maria, Brasil 2008.

 

Onde comprar Grãos e outros ingredientes?

Você pode comprar pela internet no nosso site clicando aqui ou em uma de nossas lojas físicas Bendito Grão:

BENDITO GRÃO – ZONA CEREALISTA

Rua Santa Rosa 141-149, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

MOEMA

Avenida Ibijáu 204, Moema – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

BRASÍLIA

Comércio Condomínio solar de Brasília II bloco C LT. 01, loja 01 – Jardim Botânico, Brasília – DF, 71680-349

Telefone 61 3551-7772

 

ATACADO  (TRADICIONAL MONACO IMPORT)

Rua Professor Eurípedes Simões de Paula 174, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

Vendemos em atacado e em varejo!

Quer mais receitas? clique Aqui

Viva leve 💚

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

2 Comentários

Comentar