fbpx
Alimentação Saúde

Benefícios da lentilha

A lentilha (Lens culinaris L.) é uma leguminosa, assim como feijões e vagens, rica em proteína vegetal (boa opção para vegetarianos e veganos), fibras alimentares, ferro, cálcio, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e pobre em carboidratos.

Benefícios da lentilha

  • Ajuda na prevenção e tratamento de diversas doenças: Segundo esse estudo, a lentilha é benéfica na redução de índices de diversas doenças crônicas não transmissíveis como: diabetes mellitus tipo 2, câncer, doenças cardiovasculares e até no envelhecimento. 
  • Aliada no combate à anemia: Por ser rica em ferro, a lentilha ajuda no tratamento de anemia ferropriva, que causa deficiência nas hemácias do sangue. Uma dica é ingerir algum alimento com vitamina C depois de comer lentilha para aumentar a absorção de ferro no organismo. 
  • Boa opção para quem quer emagrecer: A lentilha é pobre em carboidratos, sendo assim, quem está procurando diminuir o carboidrato com a intenção de emagrecer ela é uma boa opção. Além disso, ela é rica em fibras alimentares então promove saciedade. 
  • Melhora o humor, depressão e ansiedade: Lentilhas são ricas em triptofano, um aminoácido que ajuda na produção do hormônio serotonina, conhecido por ser o hormônio do prazer, logo, ajuda no tratamento de depressão e ansiedade por exemplo.
Informação nutricional da lentilha
Quantidade por porção: 100 g
  % VD(*)
Calorias (Kcal) 93 Kcal 4,65 %
Carboidratos 16,3 g 5,43 %
Proteínas 6,3 g 2,1 %
Gorduras Totais 0,5 g 0,9 %
Gordura Saturada 0,01 g 0,05 %
Gordura Trans 0 g N/A
Fibra alimentar 7,9 g 31,6 %
Sódio 1 mg 0,04 %
*Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 Kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo de suas necessidades energéticas.

Como consumir a lentilha?

A lentilha é conhecida por ser boa substituta do feijão, mas também encontramos na forma de saladas, sopas, com legumes e é usada por vegetarianos e veganos para a produção de almôndegas e hambúrgueres como veremos em uma receita a seguir:

Hambúrguer de lentilha e quinoa

Ingredientes:

1 e 1/2 xícara (chá) de lentilha crua

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

1 colher (chá) de páprica doce defumada

1/2 colher (chá) de cominho em pó

1/2 xícara de quinoa em flocos

1/3 xícara de farinha de trigo integral

Sal, pimenta, orégano e cebolinha a gosto

Azeite

Modo de preparo:

Lave a lentilha, escorra e leve para cozinhar na panela de pressão com 5 xícaras de água, quando pegar pressão, cozinhe por 15 minutos.Coloque em uma peneira e deixe escorrer bem. Depois de esperar esfriar, coloque a lentilha em uma tigela e amasse com um garfo deixando alguns pedaços. Adicione o restante dos ingredientes e misture tudo. A quantidade de farinha pode variar dependendo da consistência da massa, podendo precisar de mais ou menos. Unte as mãos com óleo e molde os hambúrgueres. Leve os hambúrgueres para fritar em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite, deixando dourar dos dois lados.

Onde comprar e encontrar lentilhas? 

Você pode comprar pela internet no nosso site clicando aqui ou em uma de nossas lojas físicas Bendito Grão:

BENDITO GRÃO – ZONA CEREALISTA I

Rua Santa Rosa 141-149, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

BENDITO GRÃO – MOEMA

Avenida Ibijáu 204 , Moema – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

BENDITO GRÃO – BRASÍLIA

Comércio Condomínio solar de Brasília II bloco C LT. 01, loja 01 – Jardim Botânico, Brasília – DF, 71680-349

Telefone (61) 3551-7772

 

BENDITO GRÃO – ATACADO  (TRADICIONAL MONACO IMPORT)

Rua Professor Eurípedes Simões de Paula 174, Brás – São Paulo – SP

Telefone 11 3313-4373

 

Vendemos em atacado e em varejo!

 

Quer mais receitas e informações? clique Aqui

Viva leve 💚

 

Bendito Grão

Desde o início dos anos 80, a Monaco Import trabalha com produtos de ótima qualidade e com excelência no atendimento. Hoje, consolidada no mercado como uma importadora e distribuidora que trabalha com alta qualidade acabou de criar um atacarejo natural chamado Bendito Grão.

3 Comentários

Comentar